Categoria Opinião  Noticia Atualizada em 20-05-2011

JUDEUS X NAZISTAS
Alimentada pelas borbulhas causadas pela declara��o do diretor dinamarqu�s Lars von Trier, resolvi sair da "toca" a qual havia me metido h� tempos.
JUDEUS X NAZISTAS
Foto: www.maratimba.com

Alimentada pelas borbulhas causadas pela declara��o do diretor dinamarqu�s Lars von Trier, resolvi sair da "toca" a qual havia me metido h� tempos.

Acho uma tremenda tristeza a sa�da dele de Cannes, pois acredito na liberdade de "express�o". Cada um pode e deve falar o que pensa sobre todo e quaisquer assuntos, a verdade tem sempre v�rios lados.

Vamos l�, h� de se ressaltar que eu tamb�m entendo HITLER: Bem, entendo que ele era doente, entendo que tinha um enorme poder de comunica��o, acredito que viria a ser um empres�rio de sucesso se vivesse nos dias de hoje e comandasse uma empresa, com certeza teria sucesso.

Entendo que era tamb�m um homem SUPER frustrado, pois acreditava ser um talento das artes, mas foi reprovado duas vezes nas provas de belas Artes de Viena. Entendo que era um homem engajado, pois seria bom que as pessoas lutassem da forma que ele lutou por aquilo que acreditam ser "verdade" em suas vidas, por�m a "verdade" dele era totalmente deturpada... totalmente desequilibrada, maldosa.

Entendo tamb�m que ele foi uma pessoa mal orientada na vida e que as perdas que foi sofrendo o tornou um homem amargo, rancoroso, doente. Mas enxergo nele o dom... o dom da palavra. Puxar um caixote, come�ar a falar, gritar suas ideias, mesmo que elas fossem o que sabemos que foi e conseguir subir, subir e subir tanto, se posso dizer que o admiro em algo, ent�o eu diria que o admiro pela capacidade de falar e de envolver as pessoas.

Um pa�s inteiro envolvido numa ideia louca, seja l� o que for, ele tinha mesmo o dom da palavra. Pessoas inteligentes, equilibradas, seguiram suas ordens sem pestanejar. Pessoas tamb�m tentaram quebrar esta onda de maldi��o, mas sinceramente a Alemanha e Austria s�o muito mais que um Hitler (austr�aco) louco e fan�tico. Agora ser simpatizante do movimento, isso acho um pouco inconsequente, me interesso pelo tema segunda Guerra Mundial, mas n�o sou "simpatizante".

N�o quero um mundo com Guerras, com separa��es, seja elas quais forem, nada disso me interessa. Sei, naturalmente que a nossa hist�ria � marcada por Guerras, separatismos, at� hoje sofremos com isso. Ainda assim, defendo o direito de ser simpatizante do que bem quiser.

O assunto HITLER, me faz pensar nas pessoas que com dons fabulosos se perdem meio ao crime, corrup��o, amldades sem fim, temos isso esplhados em todos os locais, nas ruas, em Bras�lia, nos tribunais, pessoas com ou sem poder, com dons fabulosos que se perdem porque n�o tiveram carinho, ou foram mal em algum setor da vida em algum momento qualquer.

Preferiria ter estuda sobre HITLER num outro aspecto, preferiria ter estudado sobre ele como sendo um artista austr�aco, que trabalhava bem com o grafiti, por exemplo, ou quem sabe como um dos iniciadores de t�cninca de marketing, mas a vida fez com que ele fosse (re) conhecido de uma maneira t�o triste.

Existem dois caminhos o do bem e o do mal, temos nossos dons, mas eles podem ser utilizados para um ou para outro. Cabe � n�s reconhecer o que � melhor fazer. Tamb�m acho que a comunicade judaica n�o precisa mais ficar "pressionando" o respeito desta maneira, o nazismo � uma parte triste da hist�ria deles e do mundo.

Chega de ficar sempre apontado o dedo. J� passou. Aos simpatizantes nazistas fica a li��o de que o mundo n�o vai mais tolerar isso, aos judaicos que perdoar � necess�rio, principalmente pela posi��o que ocupam, s�o o povo escolhido e "amado" por Deus declaradamente, nada melhor que praticar o perd�o.

Sobre o tal diretor, falar o que pensa entre poucos, tudo bem, falar o que pensa para muitos... neste caso � melhor pensar um pouquinho mais. Cannes estrapolou... ele � um diretor de cinema de respito, � parte o que pensa. Pegou mal � be�a. Sobre Israel, bem... acho que est� nahora de parar de explorar esse assunto que s� vale mesmo para museus e debates de escolas.


Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Olivia Barros Miranda    |      Imprimir