Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-05-2011

Alunos aprovam novidades da alimentação escolar
Os alunos de Cachoeiro de Itapemirim aprovaram as novidades incorporadas ao cardápio das escolas da rede municipal de educação.
Alunos aprovam novidades da alimentação escolar
Foto: Divulgação/PMCI

Os alunos de Cachoeiro de Itapemirim aprovaram as novidades incorporadas ao cardápio das escolas da rede municipal de educação. Testes de aceitação aplicados por nutricionistas nas unidades de ensino registraram mais de 93% de aprovação, o que é prova da qualidade dos alimentos enviados.

De segunda (16) a quarta (18), nutricionistas da Secretaria Municipal de Educação (Seme) percorreram seis escolas para verificar o que os alunos achavam dos novos alimentos, que estão sendo enviados às escolas, desde a semana passada, tais como pão caseiro com queijo ou com requeijão, biscoito caseiro e bebida láctea.

Em três dias, 409 alunos das escolas Padre Gino Zatelli (Gilson Caroni), Anacleto Ramos (Ferroviários), Maria das Neves Soares de A. Espíndula (Alto União), Prof. Paulo Estellita Herkenhoff (Recanto), e Prof. Pedro Estellita Herkenhoff (BNH), Zilma Coelho Pinto (Ferroviários) participaram dos testes.

Para ter certeza dos resultados, primeiramente as nutricionistas acompanharam o lanche, para conferir se os alunos estavam se alimentando. Depois, eles entraram em sala de aula, onde foi aplicado um teste com uma escala hedônica - um grupo de estudantes recebeu um papel com carinhas desenhadas, que variavam do triste ao feliz, e foi orientado a preencher de acordo com o que acharam sobre a merenda.

Como a maior parte gostou, a prefeitura pretende incorporar os novos alimentos, de vez, ao cardápio escolar, o que vai aumentar a variedade dos pratos servidos nas escolas municipais. Segundo a gerente da equipe de Alimentação Escolar, Nathália Torres Castello, a ordem é sempre oferecer pratos equilibrados, de acordo com a necessidade nutricional dos estudantes.

Confira o resultado!

Nutricionistas responsáveis pela aplicação dos testes: Juliana Baptista, Juliana Depes e Mônica Chiquetto

Pão com queijo mussarela

Total de alunos que responderam ao teste: 103
Detestei/não gostei: 5 alunos (4,9%)
Adorei/gostei: 98 alunos (95,1%)

Pão com requeijão

Total de alunos que responderam ao teste: 103
Detestei/não gostei: 6 alunos (5,8%)
Gostei/adorei: 97 alunos (94,2%)

Biscoito caseiro (Broa)

Total de alunos que responderam ao teste: 112
Detestei/não gostei: 7 alunos (6,2)
Gostei/adorei: 105 alunos (93,8%)

Bebida Láctea

Total de alunos que responderam ao teste: 101
Detestei/não gostei: 4 alunos (4,0%)
Gostei/adorei: 97 alunos (96,0%)


    Fonte: Lara Xavier
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir