Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-05-2011

Tornados causam danos e mortes em três Estados dos EUA
Tempestades deixam 8 mortos em Oklahoma, três no Arkansas e dois no Kansas
Tornados causam danos e mortes em três Estados dos EUA
Foto: ltimosegundo.ig.com.br

Vários tornados atingiram o centro dos EUA nesta quarta-feira, deixando ao menos 13 mortos no Arkansas, Kansas e Oklahoma, no que se tornou uma histórica temporada de tempestades. No início desta quarta-feira, o sistema de tempestades contribuiu para noites agitadas de Iowa ao Texas, atingindo muitas regiões com granizo do tamanho de bolas de golfe.

As tormentas atingiram novamente Joplin, no Missouri, onde um tornado no fim de semana deixou 122 mortos, tornando-se o mais mortífero dos EUA desde o início dos registros, há 61 anos.

As tempestades desta quarta-feira deixaram oito mortos em Oklahoma, dois no Kansas e três no Arkansas.

Em Oklahoma, o maior tornado atingiu El Reno, a oeste de Oklahoma City, e continuou em direção a nordeste, de acordo com o Instituto de Meteorologia dos Estados Unidos. O tornado causou "danos extensos" em El Reno, uma cidade de 15 mil pessoas, disse Rick Smith, do Instituto de Meteorologia Nacional em Norman.

"Há vários caminhões e carros de cabeça para baixo na estrada 40", disse. "Visualmente, era um grande tornado. Não está claro quais foram os seus ventos máximos."

Outras fortes tempestades de raios estão se desenvolvendo ao sudoeste de Oklahoma City, o que pode criar mais tornados, afirmou Smith. O Estado americano vem se preparando durante todo o dia para o clima ruim, depois que o Instituto de Meteorologia dos EUA afirmou que as condições eram próprias para o surgimento de tornados.

Fonte: ltimosegundo.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir