Categoria Politica  Noticia Atualizada em 27-05-2011

Bastidores da Política - 27/05/2011
Nos bastidores da política já começam a serem desenhados os rumos que cada grupo político do Brasil pretende dar para seu município. Por aqui não é diferente.
Bastidores da Política - 27/05/2011
Foto: Renato Alves

Nos bastidores da política já começam a serem desenhados os rumos que cada grupo político do Brasil pretende dar para seu município. Por aqui não é diferente.

Em Itapemirim, por exemplo, os mais de dez pré-candidatos já se articulam e digladiam pelos espaços e apoios. Recentemente o ex-deputado e atual Secretário Municipal de Marataízes, Marcos Gazzani, ofereceu em sua casa uma feijoada para "todos" os pré-candidatos daquele município. Dentre os que não compareceram, destaca-se a ausência de Sandra Peçanha e Fabiano Elias.

Da terrinha mãe, quem mais tem se movimentado são os pré-candidatos Caprini, Dr. Luciano Alves e o ex-prefeito Alcino Cardoso. Este último tem sido visto com frequência nos corredores do governo do Estado, Assembléia Legislativa e encontros partidários.


Professora Beatriz Rangel e Denise Vasconcelos, duas das maiores defensoras do magistério no litoral sul. Ativas e dedicadas, ambas realizam um excelente trabalho a frente do Conselho do Fundeb, orientando e fiscalizando com maestria a finalidade do dinheiro público destinado a Educação.



Marataízes agora possui uma sede administrativa e recreativa do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado. A frente da organização no município, na condição de Delegado Sindical, o Agente José Augusto Pereira, que por sinal desenvolve um excelente trabalho de socialização de presos através de um projeto de xadrez no xadrez. O CDP de Marataízes também possui um braço da Biblioteca Municipal de Marataízes, projeto que recebeu inúmeros elogios das autoridades estaduais.



Na inauguração da Biblioteca Municipal no Palácio das Águias, uma das primeiras perguntas do ex-governador Paulo Hartung foi: cadê os livros da biblioteca? Esta certamente será uma das primeiras tarefas do novo Secretário Municipal de Cultura, professor Cleber, ou seja, abastecer a biblioteca com os mais de 30 mil exemplares que o município recebeu de doação quando da criação da biblioteca, obras raras, tais como coleções completas de Jorge Amado, Monteiro Lobato, Fernando Moraes, dentre outros, que atualmente estão jogados no chão da antiga sede da biblioteca.



O campo está ainda mais embaralhado quando analisado pela ótica dos que integram a base de apoio da atual Administração de Itapemirim, por onde militam e também degladiam por espaço os vereadores Estevão e Luquinha, o ex-vice-prefeito Manoel do Cartório, e correndo por fora, na moda do deixando aparecer para ver até onde vai dar, o sobrinho e chefe de gabinete da Prefeita, Flavio Ayub.

Ainda sobre o grupo de Ferraço, o fato recente mais comentado no litoral sul e também na capital secreta, é a condenação do deputado Theodorico Ferraço em 2ª instância, por crime de improbidade. O Tribunal de Justiça o condenou a pagamento de multa pela utilização, enquanto prefeito, de logomarcas e expressões públicas que remetem a promoção pessoal indevida. Se a Lei da Ficha Suja vingar de fato, o deputado corre o risco de ficar inelegível.

Em Marataízes, o fato mais notório é a discussão no PSB sobre a filiação, ou não, do ex-prefeito de Marataízes Toninho Bittencourt na sigla. O Diretório local tem se reunido com frequência com a Direção Estadual e com os principais caciques do partido, analisando cuidadosamente os prós e contras, em relação a esta filiação. Contra a filiação pesa, principalmente, o fato da sigla em Marataízes está participando da base de apoio ao prefeito Jander Vidal e de parte expressiva dos filiados e munícipes não aceitar a forma pouco humilde de o candidato lidar com seus pares. A favor, o fato de Toninho já ter administrado a cidade por um mandato e atualmente estar com um bom percentual de intenções de votos
Em Marataízes dizem-se pré-candidatos o atual prefeito Jander Vidal, a atual vice-prefeita Dilcea Marvila, o ex-prefeito Toninho Bittencourt e o radialista, e atual vice-prefeito em um município fluminense, Frederico Barbosa Lemos.




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir