Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-05-2011

Justiça de AL quer impedir rachas onde rapaz morreu
Empresário foi lançado de picape durante cavalo de pau neste domingo. Manobra foi feita em festa no "campo de aviação", em Santana do Ipanema.
Justiça de AL quer impedir rachas onde rapaz morreu
Foto: g1

A Procuradoria Geral de Justiça de Alagoas vai adotar medidas judiciais preventivas para impedir que rachas e competições de cavalo de pau voltem a ser realizados no "campo de aviação", em Santana do Ipanema (AL). O empresário Robson de Souza Silva, 32 anos, morreu no local, neste domingo (29), em uma capotagem provocada pelo motorista de uma picape, suspeito de praticar a manobra imprudente na pista de terra.

O procurador-geral de Justiça de Alagoas, Eduardo Tavares, disse ao G1 que vai se reunir com promotores da cidade para estudar medidas judiciais para coibir as práticas de imprudência ao volante no local. O campo de aviação é conhecido por abrigar festas e eventos de entretenimento. "Vamos falar com os promotores criminais e da vara da Criança e do Adolescente para avaliar medidas que impeçam a realização desse tipo de racha por lá. É uma atividade nociva para a saúde e repugnante."

Sobre o acidente que terminou com a morte do empresário, neste domingo, Tavares disse que requisitou a instauração de Inquérito Policial para apurar o caso. "No meu entendimento, trata-se de um homicídio doloso, porque se fez presente o dolo eventual, quando o motorista assume o risco de a manobra resultar em morte. Há uma suspeita até de que as manobras de cavalo de pau eram premiadas. Isso precisa ser investigado."

A interpretação de Tavares sobre o caso difere da avaliação do delegado regional Rodrigo Alves Cavalcante, que pretende indiciar o motorista por homicídio culposo [quando não há intenção de matar].

O procurador afirmou ainda que não é contra a realização de festas e eventos culturais no local onde ocorreu o acidente. "A ideia é atuar preventivamente para que outros eventos, como a Festa da Juventude, que é realizada em julho, não abrigue motoristas que façam essas manobras e coloquem em risco a vida de outras pessoas."

A capotagem
O acidente foi registrado por câmeras de cinegrafistas amadores, que postaram os vídeos na internet. Nas imagens, é possível ver que a picape que capota sendo acompanhada por outro veículo em uma pista de terra. Antes do acidente, os dois trafegam em alta velocidade, o que aparenta ser uma corrida de carros.

Em determinado momento, o motorista da picape, que segue na frente do outro carro, resolve fazer uma manobra chamada cavalo de pau, mas perde o controle do veículo. É neste momento que Silva é lançado para fora do carro, que fica virado na pista.

O corpo de Silva, que estava no banco do passageiro, ao lado do motorista, foi lançado para fora do carro. O motorista é retirado por alguns dos espectadores, que esperavam os dois carros passarem, nos dois lados da pista. É possível ver, nas imagens dos cinegrafistas amadores, que havia centenas de pessoas no local. Muitas delas correram para o veículo tombado e algumas seguravam latas ou copos com bebidas.

Investigação
A Polícia Civil de Alagoas está procurando o motorista da picape que capotou e provocou a morte do empresário neste domingo. Segundo o delegado que registrou o caso, Edvaldo Alves Menezes, o rapaz que conduzia o veículo já foi identificado, mas ainda não se apresentou para prestar esclarecimentos.

"Já sabemos quem é o motorista e de quem ele é filho. Ainda não recebemos comunicação de advogados para que ele se apresente para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. O motorista, de acordo com o delegado, é filho da ex-prefeita de uma cidade alagoana.

De acordo com informações de testemunhas, o motorista teria fugido do local após saber que o amigo empresário tinha morrido.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir