Categoria Geral  Noticia Atualizada em 31-05-2011

Pedestres ganham incentivo para parar de fumar
No centro da cidade, uma tenda foi decorada com bolas para simbolizar os malefícios do tabaco
Pedestres ganham incentivo para parar de fumar
Foto: Divulgação / PMCI

Quem passou nesta terça-feira (31) pela praça Jerônimo Monteiro, centro de Cachoeiro de Itapemirim, teve a chance de conhecer ainda melhor os riscos do cigarro. Em uma tenda, técnicos da prefeitura realizaram apresentação sobre o malefícios do vício e atenderam e orientaram a população. A ação comemorou o Dia Mundial sem Tabaco.

A tenda foi decorada com bolas pretas e brancas, representando respectivamente os malefícios do tabaco e os benefícios de uma vida sem o vício. Enquanto as enfermeiras do Programa Municipal de Controle do Tabagismo atendiam os interessados, outra equipe disponibilizava exames para verificar, por exemplo, taxa glicêmica e pressão arterial.

"Com apoio de parceiros, estamos ainda nos principais semáforos do centro da cidade, com faixas para conscientizar motoristas sobre o perigo para a saúde representado pelo consumo do tabaco", destacou a secretária municipal de Saúde, Márcia Fardim.

Morador do bairro Dr. Luiz Tinoco da Fonseca (BNH de Cima), o aposentado José Manoel Simões, 62 anos, participou das atividades na tenda. Ele fuma há quase 50 anos e quer abandonar o vício. "Já fiz até simpatia, mas agora sei que a prefeitura oferece o tratamento. Quero parar de fumar até mesmo porque já tive infarte agudo do miocárdio por conta do cigarro e tive que passar por reanimação cardiopulmonar para não morrer", relata.

O tratamento para quem deseja abandonar o tabaco é disponibilizado pela prefeitura em 22 unidades de saúde, em bairros e distritos e está sendo implantado também nos hospitais Evangélico e Unimed. Somente este ano, cerca 300 pessoas já foram atendidas pelo programa.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir