Categoria Informativo CDL  Noticia Atualizada em 03-06-2011

Cadastro Positivo

Cadastro Positivo
Foto:

Cadastro Positivo: uma conquista de
consumidores e empresários


Os consumidores e os empresários de uma maneira geral tiveram uma importante vitória no mês de maio: a aprovação pelo Congresso Nacional da medida provisória que cria o Cadastro Positivo. Ela ainda depende da sanção da presidente Dilma Roussef, mas a expectativa é que comece a vigorar o mais breve possível.
Adotado com sucesso em vários países, esse cadastro permite a criação de um banco de dados com informações positivas dos consumidores que pagam suas contas em dia. Era uma reivindicação antiga da sociedade e que, agora aprovada, tende a fortalecer e a incrementar as relações comerciais.
Além de uma análise mais qualificada dos clientes, os empresários poderão oferecer mais oportunidades e condições para os clientes que não têm dívidas pendentes no mercado. Entre as sugestões, estão descontos maiores nas compras de produtos e serviços, facilidade de acesso ao crédito, juros menores e mais prazos de pagamento. Outro impacto previsto é a redução da inadimplência, já que os consumidores terão uma motivação para quitar seus débitos e ter seu nome incluído no Cadastro Positivo.
Inscrições abertas para A Convenção Estadual
Já estão abertas as inscrições para a 6ª Convenção Estadual do Comércio Lojista do Espírito Santo, que será realizada nos dias 22 e 23 de julho, em Colatina. Os interessados podem se inscrever pelo site http://www.cdlcolatina.com.br/convencao/, que também traz a programação do evento promovido pela FCDL-ES (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Espírito Santo) e pela CDL de Colatina.
As vagas são limitadas e quem se inscrever até 20 de junho pagará um valor especial de R$ 150,00. Depois desta data, os valores aumentam. São esperados lojistas de todo o Espírito Santo e estados vizinhos. Com o tema "Juntos para crescer", a Convenção terá palestras, painéis, reuniões e exposições de produtos e serviços, além de ser uma oportunidade para troca de experiências e unificação do movimento lojista.
Cuidado com as notas manchadas
Os empresários e comerciantes precisam redobrar as atenções com o dinheiro que movimenta no caixa. As cédulas manchadas de vermelho ou rosa devem ser recusadas, pois podem ser frutos de assaltos em caixas eletrônicos e, por isso, não têm valor no mercado. O alerta é da Associação de Bancos do Espírito Santo (Arbes).
Com os crescentes ataques aos caixas eletrônicos para roubo de dinheiro, os bancos estão instalando um dispositivo que derrama tinta nas cédulas quando o equipamento é arrombado ou sofre explosão. Com essa mancha, os bancos querem dificultar a circulação desse dinheiro roubado e desestimular os ataques dos bandidos aos caixas eletrônicos, reduzindo os prejuízos.

Procure a CDL de seu município, conheça,
participe e fortaleça a sua entidade.



    Fonte:
 
Por:  CDL Marataízes e Itapemirim    |      Imprimir