Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 03-06-2011

Brasil vai crescer 2 vezes mais que média mundial em tráfego de dados
Celulares e tablets ligados à rede impulsionam alta no tráfego
Brasil vai crescer 2 vezes mais que média mundial em tráfego de dados
Foto: Enny Nuraheni/Reuters

O Brasil terá crescimento acima da média mundial no volume de tráfego da internet nos próximos anos: até 2015, os internautas brasileiros passarão a transmitir oito vezes mais dados do que atualmente; no mundo, o índice será quadruplicado.

De acordo com estudo da fabricante de aparelhos de estrutura de rede Cisco, a internet terá 15 bilhões de aparelhos conectados em 2015, mais que o dobro da população mundial. Na quinta Previsão do Cisco Visual Networking Index (VNI, Índice de Rede Visual da Cisco) (2010-2015) anual lançada nesta quinta-feira (2), a empresa também afirmou que a quantidade total de tráfego global via Internet quadruplicará em 2015 e atingirá 966 exabytes por ano.

O aumento projetado do tráfego via Internet apenas entre 2014 e 2015 é de 200 exabytes, o que é maior do que a quantidade total do tráfego gerado mundialmente em 2010. Prestes a atingir 1 zettabyte, que equivale a um sextilhão de bytes ou a um trilhão de gigabytes em 2015, o crescimento do tráfego IP global é impulsionado pela proliferação de tablets, celulares e dispositivos conectados, além da alta no número de usuários na rede, da banda disponível para acesso, e no número de vídeos publicados na rede.

As regiões que apresentam um tráfego IP com crescimento mais rápido no período da previsão (2010 - 2015) são o Oriente Médio e a África (que teve uma taxa composta de crescimento anual de 52%, um crescimento de oito vezes), superando a América Latina, que foi o líder no ano passado (48% de taxa composta de crescimento anual, um crescimento de sete vezes).

Brasil vai crescer 2 vezes mais que média mundial em tráfego de dados
Até 2015, volume aumentará 8 vezes, segundo estudo da Cisco
Pesquisa prevê que mundo terá 15 bilhões de aparelhos conectados.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir