Categoria Religi�o  Noticia Atualizada em 05-06-2011

Europa deve valorizar riqueza espiritual, afirma Papa
Bento XVI discursa no aeroporto de Zagreb, observado pelo presidente Ivo Josipovic
Europa deve valorizar riqueza espiritual, afirma Papa
AFP, Hrvoje Polan

ZAGREB, Cro�cia � O Papa Bento XVI, que iniciou neste s�bado uma visita a Zagreb, pediu aos croatas que entrem com alegria na Uni�o Europeia (UE) e ajudem os europeus a valorizar sua "riqueza espiritual", menosprezada pelo "individualismo e os espa�os privados".

"Acredito que a maioria dos croatas pensam com grande alegria na ades�o � UE", disse o Papa aos jornalistas no avi�o e que o levou a Zagreb.

A entrada da Cro�cia na UE � "l�gica, justa e necess�ria", declarou.

A Cro�cia espera concluir at� o fim do m�s as negocia��es de ades�o � UE para entrar no bloco europeu em meados de 2013.

"Desde suas origens, vossa na��o pertence � Europa", disse, no aeroporto de Zagreb diante do presidente croata Ivo Josipovic, antes de elogiar os "13 s�culos de fortes e especiais v�nculos" com a Santa S�.

"Tomara que esta querida na��o ajude a Uni�o Europeia a valorizar plenamente sua riqueza cultural e espiritual", acrescentou.

Durante os dois dias que passar� exclusivamente em Zagreb, o Papa se encontrar� em um pa�s com popula��o de 4,4 milh�es de habitantes, 90% cat�lica, onde os sentimentos nacionalistas e cat�licos se conjugam.

Parte da opini�o p�blica e da Igreja croata, muito nacionalista, ainda critica a Europa por sua prud�ncia durante a luta pela independ�ncia do pa�s, no conflicto armado entre croatas e s�rvio de 1991 a 1995.

"Vinte anos depois de ter proclamado a independ�ncia e pouco antes da plena integra��o da Cro�cia � UE, a hist�ria passada e recente de vosso pa�s pode constituir um motivo de reflex�o para todos os demais povos do continente e ajud�-los a conservar e reavivar o inestim�vel patrim�nio comum de valores humanos e crist�os", disse o Pont�fice no aeroporto.

Segundo ele, a cultura contempor�nea se caracteriza por "un individualismo que favorece a vis�o de uma vida sem obriga��es e a busca permanente de espa�os privados".

O Papa tamb�m elogiou o cardeal Alojzije Stepinac, beatificado por Jo�o Paulo II em 1998, apesar de seu papel, que para alguns historiadores foi o de c�mplice do regime croata pr�-nazista dos Ustasha.

Mas para Bento XVI, Stepinac "defendeu os judeus, os s�rvios e os ciganos perseguidos pelo regime".

O presidente croata saudou "a autoridade moral e pol�tica da Santa S�", que ajudou a frear a agress�o contra a Cro�cia, em refer�ncia ao reconhecimento do novo Estado croata em janeiro de 1992 pelo Vaticano. Dois dias depois, os pa�ses da UE tamb�m reconheceram a independ�ncia.

Europa deve valorizar riqueza espiritual, afirma Papa

Bento XVI discursa no aeroporto de Zagreb, observado pelo presidente Ivo Josipovic

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir