Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2011

Reforço policial provoca tumulto em protesto dos bombeiros
Homens da Cavalaria da PM reforçam policiamento em protesto na Alerj
Reforço policial provoca tumulto em protesto dos bombeiros
Foto: Tahiane Stochero / G1

Tahiane Stochero

A chegada de cerca de 30 homens da Cavalaria e mais carros da Polícia Militar e do Batalhão de Choque na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), onde bombeiros em greve pedem a libertação dos colegas presos, provocou um princípio de tumulto entre os manifestantes e a polícia, por volta das 12h deste domingo (5).

Um dos líderes dos bombeiros, com o microfone em mãos, invadiu a Rua Primeiro de Março, no Centro do Rio, direcionando os grevistas para um confronto com os policias da cavalaria e vaiando os policiais. Para evitar o tumulto, os policiais saíram de frente dos manifestantes e direcionaram-se para a rua lateral, descendo dos cavalos. Os manifestantes recuaram e voltaram a gritar pedidos para que o governador Sérgio Cabral liberte os bombeiros presos.

Grevistas também pedem melhores salários e melhorias nas condições de trabalho no Corpo de Bombeiros. Eles alegam, entretanto, que a manifestação agora é pela libertação dos 439 colegas presos no sábado (4). Os grevistas dizem que eles estão passando por maus tratos.

Alguns manifestantes acamparam no local. Segunda a Polícia Militar, há cerca de mil manifestantes. Já a organização do movimento afirma que são 1.500 pessoas.

A previsão é de que o grupo siga a pé para a Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio, na tarde deste domingo.

Transferência de presos
Por volta das 6h deste domingo, três ônibus com soldados do Corpo de Bombeiros deixaram a Corregedoria da Polícia Militar (PM), em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Escoltados por policiais do Batalhão de Choque, os veículos seguiram para uma unidade dos Bombeiros em Charitas, Niterói. Não há informações sobre o número de bombeiros transferidos nesta manhã.

O bombeiros foram presos durante uma ação da PM, após invadirem o Quartel Central da corporação, no Centro do Rio de Janeiro, na noite de sexta-feira (3).

Reforço policial provoca tumulto em protesto dos bombeiros na Alerj
Homens da Cavalaria chegaram por volta das 12h e houve início de tumulto.
Manifestantes pedem libertação de colegas presos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir