Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-06-2011

Ressaca deve atingir estados do Sul e do Sudeste
Imagem de sat�lite capturada nesta sexta-feira (3).
Ressaca deve atingir estados do Sul e do Sudeste
Foto: Reprodu��o/Cptec/INPE

Vento forte e mar agitado devem atingir o litoral dos estados do Sul e do Sudeste no fim de semana, de acordo com o Centro de Previs�o de Tempo e Estudos Clim�ticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

O meteorologista Luiz Souza, do Cptec/Inpe, explicou ao G1 que a ressaca � causada pela presen�a de uma frente fria e um ciclone extratropical no Oceano Atl�ntico. "Ele est� afastado do continente, mas a pista de ventos que ele produz influencia nas rajadas e na agita��o do mar. As ondas, ent�o, v�o ficar altas entre o litoral do Rio Grande do Sul e de S�o Paulo. J� durante a semana, a ressaca se propaga para o Esp�rito Santo", afirmou.

Segundo Souza, o tempo permanece frio no Sul. H� chance de geada nas regi�es da Serra Ga�cha e da Serra Catarinense. Haver� instabilidade tamb�m na faixa litor�nea, causada pela umidade que chega do mar.

De acordo com Souza, o frio tamb�m deve atingir S�o Paulo e Rio de Janeiro. H� condi��es de chuva no litoral dos dois estados.

Segundo o Cptec/Inpe, h� varia��o de nebulosidade no leste e nordeste de Minas Gerais, com possibilidade de chuva.

Centro-Oeste
N�o h� previs�o de chuva, mas deve ocorrer varia��o de nebulosidade no fim de semana, com tempo um pouco mais nublado. O sol deve brilhar mais forte no norte de Mato Grosso e Goi�s.

"O Mato Grosso do Sul tamb�m t�m chance de geada. As m�ximas devem cair no s�bado em Campo Grande e Dourados. No domingo, caem mais as temperaturas", afirmou Souza.

Nordeste
O tempo fica inst�vel na regi�o do Rec�ncavo Baiano. De Sergipe at� Pernambuco, h� varia��o de nebulosidade. Tamb�m h� chance de pancada de chuva no sul da Bahia, de acordo com Souza.

Entre o litoral norte de Pernambuco, incluindo o Rio Grande do Norte, o norte do Cear�, norte do Piau� e Maranh�o, a previs�o � de pancadas de chuva. Entre o oeste da Bahia, o sul do Piau� e Maranh�o, a previs�o � sol.

Norte
Segundo Souza, deve chover em toda a faixa entre o norte do Par�, o norte do Amazonas e o norte do Acre. "Sul do Acre, Rond�nia, sudeste do Amazonas e demais �reas ter�o sol entre poucas nuvens, com temperaturas elevadas", afirmou.

Ressaca deve atingir estados do Sul e do Sudeste no fim de semana
H� chances de geada na Serra Ga�cha e na Serra Catarinense.
Frio tamb�m deve chegar a S�o Paulo e ao Rio de Janeiro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir