Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 06-06-2011

Secult e Marataízes acertam detalhes do 1º Festival Estadual de Audiovisual Histórico e Cultural – Curta Marataízes
Os primeiros detalhamentos acerca da realização do Festival foram discutidos nesta sexta-feira (03/06)
Secult e Marataízes acertam detalhes do 1º Festival Estadual de Audiovisual Histórico e Cultural – Curta Marataízes

Marataízes como município sede do 1º Festival Estadual de Audiovisual Histórico e Cultural – Curta Marataízes, abrigará a produção cultural de 13 municípios da região sul capixaba: Anchieta, Apiacá, Atílio Vivacqua, Bom Jesus do Norte, Cachoeiro do Itapemirim, Iconha, Itapemirim, Mimoso do Sul, Muqui, Presidente Kennedy, Piúma, Rio Novo do Sul, bem como, a produção cultural do balneário de Marataízes.

Os primeiros detalhamentos acerca da realização do Festival foram discutidos nesta sexta-feira (03/06), em um encontro na residência do Prefeito de Marataízes, Jander Vidal, onde participaram o novo secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Professor Cleber, o sub-secretário Estadual de Cultura, Erlon Paschoal, e os assessores, da coordenação Estadual de formação artística e cultural, Marcelo Siqueira e de Comunicação, Renato Alves.

As secretarias de Cultura do Estado e de Marataízes, apresentaram ao prefeito o projeto da Mostra, suas demandas, e traçaram ainda um panorama de um pouco da história de sucesso das demais Mostras Capixabas de Audiovisual (MCA) já realizadas no Estado em outras regiões.

Na primeira fase da Mostra (junho a julho) serão realizadas oficinas de iniciação audiovisuais destinadas a juventude capixaba, estudantes de escola pública do ensino fundamental e médio, na faixa de 14 a 24 anos de idade. O mote principal que orienta o processo de aprendizagem dos jovens envolvidos nas oficinas é a capacitação para utilizar o audiovisual como instrumento de registro das expressões culturais, das tradições de sua região e das figuras humanas que a habitam.

Cada oficina terá 80 horas de aula, ministradas por profissionais reconhecidamente capacitados. Além do conhecimento técnico em produção e criação audiovisual de documentários audiovisuais através das aulas práticas o aluno vivenciará todas as etapas de produção de um documentário.

Nas oficinas os alunos terão noções de roteiro, pesquisa, cuidados e procedimentos práticos com a câmera e o tripé, estrutura de sequências, enquadramentos, foco, profundidade, luz natural e recortes simples de luz interna para entrevistas, captação de som, bem como noções básicas de decupagem e edição. Dessa maneira, tem-se como objetivo proporcionar aos estudantes selecionados, que estes consigam identificar, reconhecer e valorizar as identidades regionais, e assim, promover e disseminar a ideia da preservação da cultura e tradição dos municípios envolvidos.

Ao final das oficinas serão realizados 13 filmes digitais, com cerca de dez minutos cada, representantes da diversidade cultural dos municípios envolvidos e que serão exibidos durante a realização da 1º Mostra Capixaba de Audiovisual Histórico-Cultural, cuja data provável para realização, está sendo no período de 28 a 30 de julho de 2011.

Os filmes realizados nas oficinas concorrerão nas categorias de "melhor filme", "melhor roteiro", "melhor produção" e "melhor filme - júri popular".

Além da mostra competitiva, o Festival abrange uma mostra não competitiva, espaço para que cada município possa apresentar um tema relacionado a sua cultura, mostra de artesanato e shows populares.


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir