Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-06-2011

"Fuerza, fuerza", diz Hugo Chávez ao cumprimentar Palocci
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, cumprimenta o ministro-chefe da Casa Civil, Antonio Palocci, e é observado pela presidente Dilma Rousseff

Foto: André Dusek / Agência Estado

Débora Santos e Nathalia Passarinho

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desejou "força" ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci, ao cumprimentá-lo nesta segunda-feira (6) no Palácio do Planalto. Com uma muleta, Chávez foi recebido pela presidente Dilma Rousseff nesta manhã. O venezuelano gastou cerca de 10 minutos nos cumprimentos aos ministros brasileiros e fez questão de conversar brevemente com cada um deles.

"Fuerza, fuerza", disse Chávez ao estender a mão a Palocci, primeiro ministro na fila de cumprimentos. Palocci enfrenta uma crise política após a "Folha de S.Paulo" afirmar que ele teve o patrimônio aumentado em 20 vezes entre 2006 e 2010, quando era deputado federal.

Antes de cumprimentar os ministros brasileiros, Chávez contou uma história aos jornalistas presentes ao Salão Nobre do Palácio. "Em uma das minhas visitas ao Brasil, estava passeando na praia com o presidente Lula, quando várias pessoas começaram a nos cercar. Eu perguntei a eles: "vocês são jornalistas?". Eles responderam: "sim, mas também somos gente", relatou o presidente venezuelano após indagar se o grupo de pessoas que observava a chegada dele ao Planalto era formado por jornalistas.

Esta é a primeira visita de trabalho de Chávez ao Brasil no governo Dilma. O venezuelano esteve na posse da presidente, em 1º de janeiro, mas não houve reunião bilateral. A visita estava marcada anteriormente para 10 de maio. Por causa de uma lesão no joelho, Chávez desmarcou de última hora o encontro.

Na ocasião, a embaixada da Venezuela explicou que o governante teve um agravamento da lesão e foi aconselhado por uma junta médica a permanecer em repouso. A piora ocorreu durante o esforço físico de Chávez na entrega de unidades habitacionais no dia em que embarcaria para o Brasil.

Como ainda não está recuperado da lesão, o presidente venezuelano está usando muletas e não pôde subir a rampa do Palácio do Planalto, como é praxe em recepções a governantes estrangeiros. Ele entrou no palácio pela garagem e subiu de elevador para o segundo andar, onde fica o Salão Nobre.

De acordo com a assessoria da embaixada venezuelana, um assunto que terá destaque durante o encontro de Dilma e Chávez, é a cooperação dos dois países no setor energético e intergração fronteiriça. Brasil e Venezuela querem diversificar a matriz de energia e ampliar parcerias na prospecção e comercialização de petróleo. Chávez e Dilma também devem tratar de segurança na fronteira.

"Fuerza, fuerza", diz Hugo Chávez ao cumprimentar Palocci
Presidente da Venezuela foi recebido por Dilma Rousseff no Planalto.
Chávez está de muleta por conta de problemas no joelho.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir