Categoria Politica  Noticia Atualizada em 06-06-2011

Com 89% apurados no Peru, Humala amplia mais a vantagem
O candidato Ollanta Humala faz discurso de vencedor em Lima.
Com 89% apurados no Peru, Humala amplia mais a vantagem
Foto: Mariana Bazo / Reuters

O esquerdista Ollanta Humala aumentou sua vantagem para 2,68 pontos sobre a direitista Keiko Fujimori, com 89% dos votos apurados do segundo turno elei��o presidencial peruana, segundo o sexto resultado oficial, divulgado nesta segunda-feira (6) pelo Escrit�rio Nacional de Processos Eleitorais (Onpe).

Humala tem 51,34% dos votos, contra 48,66% para Fujimori. O resultado divulgado pelo Onpe na madrugada, quando havia 87% dos votos apurados, tinha apontado uma diferen�a de 2,5 pontos.

Humala j� se proclamou novo presidente peruano, apesar de a candidata Fujimori ainda n�o ter reconhecido a derrota.

Ele "cantou vit�ria" na noite de domingo, adotando um tom conciliador. Mas Keiko ainda n�o reconheceu a derrota.

Os n�meros mais recentes trazem resultados relativos �s zonas rurais mais afastadas, onde se estima que Humala tenha um apoio muito mais s�lido que sua rival, o que leva a crer que a vantagem possa aumentar ainda mais.

Concilia��o
Ao anunciar sua prov�vel vit�ria, o nacionalista Humala prometeu que os pobres participar�o do boom econ�mico do pa�s e tentou tranquilizar investidores e opositores, que afirmam temer o esquerdista possa arruinar o sucesso recente do pa�s na economia.

"Queremos instalar um governo de unidade nacional", disse Humala a milhares de partid�rios que o saudavam, depois de uma campanha eleitoral disputada que trouxa � tona o conturbado passado pol�tico do pa�s

Uma das economias que mais cresceram no mundo na �ltima d�cada, o Peru � um grande exportador de metais, mas um ter�o de sua popula��o est� mergulhada na pobreza. Humala fez campanha prometendo distribuir mais a nova riqueza do pa�s.

"Queremos crescimento econ�mico com inclus�o social", disse ele em uma concentra��o no centro de Lima, que se estendeu pelas primeiras horas da madrugada desta segunda-feira. "N�s podemos construir um Peru mais justo para todo mundo", declarou aos partid�rios que agitavam a bandeira vermelha e branca do Peru e faixas nas cores do arco-�ris, s�mbolo dos ind�genas.

Algumas pessoas dan�avam, euf�ricas, e outras gritavam "Humala Presidente!" e "Fujimori nunca mais".

Humala perdeu por pequena margem a elei��o presidencial de 2006. Depois disso, suavizou suas propostas pol�ticas, que eram mais radicalmente anticapitalistas, para tentar obter os votos dos eleitores mais centristas.

Mas os investidores ainda temem que ele v� aumentar o controle estatal da economia e abandonar a disciplina fiscal.

O mercado de a��es peruano e a moeda do pa�s, o sol ca�ram � medida que Humala subia nas pesquisas.

A Bolsa de Valores de Lima suspendeu preventivamente suas opera��es nesta segunda, depois da queda de 8,71% no in�cio da sess�o, como rea��o � virtual elei��o de Humala.

Humala prometeu governar com um or�amento equilibrado, incluir tecnocratas experientes no governo e respeitar os investidores estrangeiros que planejam investir na pr�xima d�cada US$ 40 bilh�es em projetos petrol�feros e de minera��o no Peru.

Ele tamb�m prometeu dar aos pobres uma maior fatia dos recursos naturais do Peru.

"� o fim do tradicional poderoso empres�rio de direita", afirmou Cesar Lecca, um acad�mico que considera que Humala amadureceu.

L�deres empresariais temem que Humala ponha em perigo o recente sucesso econ�mico do pa�s por meio de pol�ticas intervencionistas, aumento dos gastos sociais e renegue acordos de livre com�rcio.

Keiko
Keiko Fujimori ainda n�o reconheceu a derrota eleitoral, mas deixou o hotel onde acompanhava a apura��o, enquanto os simpatizantes de Humala se concentram em uma pra�a no centro de Lima � espera do candidato para festejar os resultados.

Pouco antes, Keiko falou aos seus seguidores. "Caso se confirme as previs�es, serei a primeira a reconhecer os resultados", afirmou. Ela disse ainda que "conseguir quase a metade de apoio e confian�a (dos eleitores) � motivo de grande alegria".

Keiko Fujimori, de 36 anos, era a favorita dos investidores, mas muitos eleitores votaram contra ela porque seu pai est� cumprindo pena de 25 anos de pris�o por corrup��o e por recorrer a esquadr�es da morte para reprimir suspeitos de esquerdismo no per�odo em que foi presidente, nos anos 1990.

Quando era integrante do Ex�rcito, Humala liderou uma revolta fracassada contra Fujimori, em 2000. Ele criticou sua rival, durante a campanha, por ter trabalhado no governo autorit�rio de seu pai.

Presidente chileno
O presidente do Chile, Sebasti�n Pi�era, j� cumprimentou por telefone Ollanta Humala pelos resultado que indicam vit�ria do candidato nacionalista, informou sua porta-voz, Cinthya Montes.

Com 89% apurados no Peru, Humala amplia mais a vantagem sobre Keiko
Nacionalista tem 51,34% dos votos, contra 48,66% da direitista.
Esquerdista se declarou novo presidente, mas rival n�o admite derrota.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir