Categoria Geral  Noticia Atualizada em 06-06-2011

Roraima registra piores enchentes dos últimos 35 anos
Enchente do rio Branco deixou comunidades isoladas; rio está 10,02 metros acima do nível normal
Roraima registra piores enchentes dos últimos 35 anos
Foto: Divulgação/Governo Roraima

Roraima enfrenta suas piores enchentes desde 1976, informou o governo estadual nesta segunda-feira (6). Praticamente todos os municípios estão em situação de emergência, e comunidades estão em isolamento total em razão das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. Neste domingo, o governador José de Anchieta decretou estado de calamidade pública. A região sul do estado é a mais afetada.

Segundo informações do governo estadual, o rio Branco subiu 10,02 metros acima do limite normal. Na última grande cheia, de 1976, o volume subiu 9,8 metros. No sábado (4), o rio Branco estava 9,6 metros acima do nível.

De acordo com o governo, em razão da cheia, das 15 comunidades do baixo Rio Branco, pelo menos a metade está submersa. Apenas Boa Vista e de Pacaraima não decretaram situação de emergência, dentre os 15 municípios do estado.

A capital contabiliza 113 pessoas desabrigadas (que perderam suas casas) e 238 desalojadas (em casas de parentes).

A principal rodovia do estado, BR-174, está com o tráfego interrompido desde a sexta (3).

De acordo com o governo, há risco de rompimento da principal ponte sobre o rio Branco, na altura da cidade de Caracaraí, onde uma fissura de 16 centímetros ameaça a estrutura da ponte.

O governador deve ir a Brasília durante a tarde onde se encontra com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra de Souza, para solicitar auxílio do governo federal. O governo também solicitou apoio da Aeronáutica e do Exército.

Roraima registra piores enchentes dos últimos 35 anos
Comunidades estão isoladas em razão da cheia do rio Branco.
Governo decretou estado de calamidade pública neste domingo (5).


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir