Categoria Geral  Noticia Atualizada em 07-06-2011

Cinzas de vulcão chileno provocam suspensão de todos os voos
Nuvem de cinzas sai de vulcão chileno Puyehue
Cinzas de vulcão chileno provocam suspensão de todos os voos
(AFP, Alvaro Vidal)

BUENOS AIRES, Argentina — Todos os voos domésticos e internacionais nos dois aeroportos de Buenos Aires, os maiores da Argentina, foram suspensos na manhã desta terça-feira em consequência da presença das cinzas do vulcão chileno Puyehue na região.

"Um total de 30 voos foram cancelados nesta terça-feira no Aeroparque de Buenos Aires e outros 32 no Aeroporto Internacional de Ezeiza pela nuvem de cinzas", afirmou uma fonte da Aeroportos Argentinos 2000, a empresa que administra os dois terminais aéreos.

Os aeroportos da Patagônia argentina permanecem fechados após a erupção de sábado do vulcão situado no sul do Chile e próximo de localidades turísticas da Argentina, incluindo a cidade de Bariloche, que recebe milhares de viajantes estrangeiros.

A fonte, que pediu anonimato, afirmou que o comitê de crise voltará a se reunir para avaliar o deslocamento da nuvem de cinzas vulcânicas que chegou a Buenos Aires, mas era imperceptível para a população já que alcança mais de 5.000 metros de altura.

As companhias Aerolíneas Argentinas e Austral, assim como a chilena Lan, informaram a suspensão de suas operações até novo aviso.

Em São Paulo, a Infraero informou à AFP que 10 vooss que deviam decolar do Brasil na manhã desta terça-feira com destino a Argentina e Chile foram cancelados pela nuvem.

No Aeroporto Internacional Tom Jobim, Rio de Janeiro, foram cancelados três pousos procedentes de Buenos Aires e um da cidade Córdoba (centro da Argentina).

Um porta-voz da companhia aérea TAM afirmou que o cancelamento dos voos foi motivado pela nuvem de cinzas provocada pela erupção do Puyehue, iniciada no sábado e que provocou a retirada de 4.000 pessoas da região.

Cinzas de vulcão chileno provocam suspensão de todos os voos em Buenos Aires

Nuvem de cinzas sai de vulcão chileno Puyehue


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir