Categoria Esportes  Noticia Atualizada em 08-06-2011

Ovacionado, Ronaldo perde boas chances e pede desculpas
Ao lado dos filhos, Ronaldo se despede da torcida no Pacaembu
Ovacionado, Ronaldo perde boas chances e pede desculpas
Foto: Marcos Ribolli/Globoesporte.com

Por Leandro Can�nico, M�rcio Iannacca e Thiago Lavinas

A Sele��o Brasileira se despediu nesta ter�a-feira de um dos seus filhos mais ilustres, que tem como sin�nimos sucesso e supera��o. Ronaldo Lu�s Naz�rio de Lima, o Fen�meno, fez contra a Rom�nia, em uma fria noite de S�o Paulo, no est�dio do Pacaembu, os seus �ltimos 15 minutos com a camisa 9 do time canarinho. N�o teve gol, mas houve muitos gritos e aplausos para o craque que encantou o Brasil por 18 anos. E no adeus, ele pediu desculpas, sorrindo espontaneamente, como sempre fez em toda sua carreira.

- Gente, voc�s s�o demais. Desculpem-me, eu tive tr�s chances e n�o consegui fazer um gol nos meus �ltimos quinze minutos, o que seria uma pequena retribui��o a tudo que voc�s fizeram por mim. Meu muito obrigado por tudo que voc�s fizeram pela minha carreira, por me aceitarem do jeito que sou, por terem chorado quando chorei, por terem sorrido quando sorri. S� tenho a agradecer do fundo do meu cora��o. Muito obrigado e at� breve, dessa vez fora dos campos � discursou Ronaldo, em um p�lpito no centro do gramado.

No est�dio do Pacaembu, acompanhando a despedida do Fen�meno, estavam mais de 30 mil torcedores, incluindo seus filhos Ronald e Alex, que entraram com ele em campo, suas filhas Maria Sophia e Maria Alice, que ficaram com a m�e, Bia Anthony, e seus pais, S�nia e N�lio. Durante o segundo tempo, o camisa 9 usou o Twitter para agradecer novamente o carinho da torcida e mais uma vez pedir desculpas pelos gols perdidos na despedida que terminou com vit�ria brasileira por 1 a 0.

- Obrigado a todos! Foi uma festa incr�vel! Me desculpem pelos gols perdidos e obrigado pelo amor, carinho e respeito que voc�s me deram sempre! - escreveu.

Nem mesmo a forte chuva que atingiu S�o Paulo horas antes da partida estragou a festa programada para Ronaldo. Antes do duelo, ali�s, o est�dio respirou Fen�meno. No teste do som, a m�sica de Marcelo D2 em sua homenagem e as narra��es de alguns dos seus gols por Galv�o Bueno, da Globo.

O tel�o do est�dio do Pacaembu tamb�m n�o parou de reverenciar Ronaldo, mostrando v�rios dos seus gols pela Sele��o Brasileira. E quando seu nome apareceu na escala��o oficial da partida, os gritos da galera superaram at� mesmo os em prol de Neymar, atual estrela do time canarinho.

Mas a festa foi mesmo completa aos 30 minutos do primeiro tempo, quando ele entrou em campo para os seus �ltimos minutos na Sele��o. Antes, por�m, a torcida j� gritava: "Ol�l�, ol�l�, Ronaldo vem a� e o bicho vai pegar". Pouco depois, o tel�o mostrou o craque aquecendo e batendo bola com os filhos Ronald e Alex.

Tatarusanu, o carrasco da despedida

Quando a filmagem mostrou a caminhada dele do vesti�rio at� o t�nel de acesso ao campo, a galera gritou o seu nome e levantou para aplaudir. E pontualmente aos 30 minutos ele entrou no lugar de Fred, que ao sair reverenciou o craque. Com toques de primeira, o Fen�meno cadenciou o jogo.

S� n�o ampliou para o Brasil porque o goleiro Tatarusanu fez grande defesa aos 35 minutos, quando Ronaldo teve chance de marcar na pequena �rea, ap�s passe do pupilo Neymar. Quatro minutos depois, o Fen�meno perdeu um gol incr�vel depois de toque de Robinho, que foi consol�-lo com um abra�o e um beijo.

Era noite de festa, mas n�o de gol do camisa 9. Aos 42 minutos, mais uma vez ele parou nas m�os de Tatarusanu, o "nome" da despedida do craque. Ronaldo n�o colocou a bola na rede, mas a levou com ele depois do final do primeiro tempo, assim como apito usado pelo �rbitro argentino Sergio Pezzotta.

Cumprimentado por brasileiros e romenos e um corredor humano formado pelos atletas, o Fen�meno deu uma volta ol�mpica pelo est�dio acenando para os torcedores. Um deles, ali�s, jogou uma bandeira do Brasil para o craque, que, de m�os dados com o filho Alex, n�o saia do foco da c�mera do mais velho, Ronald.

Atr�s do pentacampe�o, garotos vestidos com a camisa 9 da Sele��o Brasileira carregavam faixas que representavam os 15 gols dele em Copas do Mundo. E nas caixas de som a m�sica "Deixa a vida me levar", de Zeca Pagodinho, o hit que embalou os jogadores na Copa do Mundo de 2002, na qual Ronaldo brilhou.

Trajet�ria fenomenal
Ronaldo tinha apenas 17 anos quando estreou pela sele��o principal. Foi logo em uma partida contra a Argentina, no Recife, em 1994. Ele entrou aos 35 minutos do segundo tempo, no lugar de Bebeto. De l� para c� foram 105 jogos, com 74 vit�rias, 22 empates e apenas nove derrotas. Ao todo, ele fez 67 gols.

O Fen�meno participou de quatro Copas do Mundo. Como reserva em 1994, nos Estados Unidos, e como principal estrela nas edi��es de 1998, na Fran�a, 2002, na Coreia do Sul e no Jap�o, e 2006, na Alemanha. Embora tenha sido bicampe�o do mundo, somente na �sia foi protagonista, sendo o her�i do penta.

Tamb�m com a amarelinha, Ronaldo atingiu um recorde invejado pela maioria dos atacantes do mundo: o de maior artilheiro da hist�ria das Copas do Mundo. Foram 15 gols em tr�s edi��es, j� que em 1994 ele n�o jogou. Com a camisa 9, o atacante fez quatro em 1998, oito em 2002 e tr�s em 2006.

Apesar de a CBF ter organizado um jogo amistoso para sua despedida, Ronaldo deixou a Sele��o Brasileira mesmo ap�s a derrota para a Fran�a, nas quartas de final da Copa do Mundo da Alemanha. De l� para c�, ele n�o foi convocado por Dunga, n�o tendo a chance de disputar um �ltimo Mundial.

De qualquer maneira, a trajet�ria do Fen�meno pela Sele��o Brasileira � digna de rever�ncia, assim como toda sua hist�ria no futebol.

Obrigado, Ronaldo!

Ovacionado, Ronaldo perde boas chances e pede desculpas � torcida
Vestindo a camisa 9, com a qual conquistou tantas gl�rias, ex-atacante para no goleiro da Rom�nia no �ltimo jogo com a amarelinha: "Desculpem-me"

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir