Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-06-2011

Gestores ambientais debatem problemas na Bacia do Rio Itapemirim
O evento contou com a presen�a de gestores ambientais, representantes da Defesa Civil, da Pol�cia Ambiental e do Cons�rcio Capara�, e de institui��es de ensino, al�m de autoridades locais, entre outros
Gestores ambientais debatem problemas na Bacia do Rio Itapemirim

Com o objetivo de debater solu��es para os problemas provocados por eventos extremos, como cheias e secas, representantes do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos H�dricos (Iema) participaram, nesta quinta-feira (09), da primeira edi��o do "Semin�rio Enchentes e Cat�strofes da Bacia do Rio Itapemirim", no audit�rio do Sest-Senat, em Cachoeiro de Itapemirim.

O evento contou com a presen�a de gestores ambientais, representantes da Defesa Civil, da Pol�cia Ambiental e do Cons�rcio Capara�, e de institui��es de ensino, al�m de autoridades locais, entre outros. O semin�rio foi promovido pelo Comit� da Bacia Hidrogr�fica do Rio Itapemirim, Associa��o dos Amigos da Bacia do Rio Itapemirim, e contou com apoio Iema.

Na ocasi�o, foram apresentadas iniciativas desenvolvidas pelo Estado como o Pagamento por Servi�os Ambientais (PSA) e o gerenciamento de conflitos pelo uso da �gua por meio da assinatura de Termo de Ajustamento de Conduta (TACs) entre usu�rios, prefeituras, o Minist�rio P�blico e o Iema.

O coordenador de Gest�o de Conflitos do Iema, o engenheiro agr�nomo Ricardo Valory, apresentou o modelo de gest�o para conflitos causados pela estiagem, aplicado em 14 munic�pios do Norte e Noroeste do Estado. "O modelo � aplicado em regi�es com pouca oferta de �gua e pode ser implementado em outras partes do Esp�rito Santo onde o problema se apresentar" afirma.

Bacia Hidrogr�fica do Rio Itapemirim

A Bacia Hidrogr�fica do Rio Itapemirim ocupa uma �rea de aproximadamente 5.919,5 km�, abrangendo os munic�pios de Alegre, At�lio Vivacqua, Cachoeiro de Itapemirim, Castelo, Concei��o do Castelo, Ibitirama, Jer�nimo Monteiro, Marata�zes, Muniz Freire e Venda Nova do Imigrante, al�m de abranger parcialmente os munic�pios de Ibatiba, I�na, Irupi, Muqui, Itapemirim, Marata�zes, Presidente Kennedy e Vargem Alta


    Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir