Categoria Geral  Noticia Atualizada em 10-06-2011

Com fogos, bombeiros presos em Niterói celebram decisão da Justiça
Bombeiros presos em quartel de Niterói comemoram decisão da Justiça
Com fogos, bombeiros presos em Niterói celebram decisão da Justiça
Foto: Aluizio Freire / G1

Aluizio Freire

Em clima de vitória, os mais de 400 bombeiros presos em na unidade do Corpo de Bombeiro de Charitas, em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, comemoram com fogos a decisão da Justiça do Rio de mandar soltá-los, na manhã desta sexta-feira (10).

Um grupo de deputados federais conseguiu, nesta madrugada, um habeas corpus para soltar os bombeiros presos após a invasão do quartel central da corporação, durante uma manifestação por melhores salários e condições de trabalho. A decisão que favoreceu os presos é do desembargador Cláudio Brandão, que estava de plantão judiciário na madrugada. Todas as informações foram confirmadas pelo plantão do Tribunal de Justiça do Rio.

Do lado de fora da do quartel de Niterói, a movimentação é grande nesta manhã. Familiares e amigos dos presos também comemoram decisão.

Os 439 bombeiros estão presos desde sábado (4), após policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) invadirem o quartel central do Corpo de Bombeiros. Mais de 2 mil manifestantes haviam tomaram a unidade na noite de sexta-feira (3).

Deputados defendem bombeiros
Os deputados federais Alessandro Molon (PT-RJ), Protógenes Queiroz (PC do B-SP) e Doutor Aluizio (PV-RJ), que fizeram o pedido de liberdade à Justiça, estiveram com os presos no quartel e deixaram a unidade pouco depois das 12h. Segundo Molon, os bombeiros presos falaram sobre as décadas de suas carreiras, as conquistas como servidores do estado e também as medalhas de honra ao mérito já recebidas por eles. Segundo Molon, todos estão ansiosos para voltar "às suas bravuras".

"Não são criminosos, são homens dignos e trabalhadores", afirmou o deputado.

Já Protógenes, ao sair do quartel, apresentou uma cópia da decisão do habeas corpus. "Esses homens já salvaram muitas vidas. Não é razoável privar a sociedade do trabalho deles", defendeu. Para ele, é preciso o retorno imediato da paz. O deputado disse que já informou a várias instituições – entre elas a comissão de Diretos Humanos da OAB – para que auxiliem no processo de soltura dos presos.

Manifestações
Bombeiros grevistas que não foram presos fazem manifestações nas escadarias da Alerj desde domingo (5). Na manhã desta sexta, eles permaneciam com barracas de acampamento e faixas. Após receber a notícia, o porta-voz da corporação, cabo Laércio Soares, disse que foi feita a Justiça e que agora aceita conversar.

Com fogos, bombeiros presos em Niterói celebram decisão da Justiça
Clima do lado de fora do quartel é de comemoração.
Desembargador concedeu habeas corpus em favor dos presos.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir