Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-06-2011

Iêmen: Saleh é contestado e apoiado durante sua ausência
Em Cumbica, 43 voos não aconteceram nesta sexta-feira (10).
Iêmen: Saleh é contestado e apoiado durante sua ausência
Foto: (AFP, Mohammed Huwais)

Jamal Al-Jabiri

SANAA, Iêmen — Adversários e partidários do presidente iemenita, Ali Abdallah Saleh, se manifestaram em separado esta sexta-feira, em Sanaa, uma semana depois do atentado, que feriu e afastou o chefe de Estado do poder.

Dezenas de milhares de pessoas marcharam pedindo "um novo Iêmen" livre de Saleh, hospitalizado na Arábia Saudita desde o sábado passado e cujos partidários se reuniram para expressar sua "fidelidade".

No bulevar Sittine, a multidão liderada pelos "jovens da revolução" entoava "o povo quer um novo Iêmen" e "o povo quer um Conselho presidencial transitório".

A marcha foi celebrada depois da oração de sexta-feira, durante a qual o poderoso líder dissidente das tribos Hached, xeque Sadek al Ahmar, inclinou-se diante dos corpos de 41 de seus partidários mortos nos enfrentamentos com as forças de ordem em torno de sua residência, em 3 de junho, em Sanaa.

A quilômetros dali, os partidários de Saleh se reuniram na praça Saabin exibindo retratos do chefe de Estado e bandeirolas proclamando sua adesão a Saleh.

"Não se poderá falar de transição no poder antes do retorno do presidente", disse na quinta-feira o vice-ministro da Informação, Abdu Janadi, em resposta às reivindicações dos manifestantes da oposição.

Especialistas americanos dos serviços secretos afirmam, analisando fotografias, que o atentado contra Saleh foi uma tentativa de assassinato, provavelmente organizada dentro do país.

"Ao olhar muito de perto estas imagens, pudemos estabelecer que se tratava de um artefato explosivo e não de munição militar", declarou Scott Steward, vice-presidente encarregado da informação tática no gabinete Stratfor.

Stratfor identificou um pequeno buraco na estrutura, que poderia ter sido o esconderijo onde se colocou a bomba. Especialistas deduzem que a bomba foi levada por uma pessoa que conhecia o lugar e que estava a par dos hábitos de Saleh.

Por último, o aspecto dos escombros leva a crer em um explosivo de tipo militar que poderia ser trinitrotolueno (TNT) ou Semtex.

O conjunto destes elementos, concluiu Stewart, "nos indica que se trata provavelmente de uma ação organizada do interior".

No sul do Iêmen, três civis morreram em um ataque aéreo contra supostas posições de militantes da Al-Qaeda, informou à AFP um encarregado da administração local, segundo o qual o ataque ocorreu nos arredores de Jaar, cidade da província de Abyan, onde a Al Qaeda está bem implantada.

Desde 29 de maio, supostos militantes da Al Qaeda tomaram o controle da cidade de Zinjibar, na mesma província, e resistem aos ataques do exército.

Por outro lado, três soldados e dois atacantes morreram em um ataque contra um controle militar, atribuído por fontes militares da administração local a militantes sulistas armados.

Na véspera, o chefe da CIA informou que, apesar da instabilidade no Iêmen, as operações antiterroristas com a Al-Qaeda continuavam.

Iêmen: Saleh é contestado e apoiado durante sua ausência

Adversários e partidários do presidente iemenita, Ali Abdallah Saleh, se manifestaram em separado

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir