Categoria Politica  Noticia Atualizada em 11-06-2011

Chávez passa por cirurgia de emergência em Cuba
Chávez em encontro com Castro no início de junho.
Chávez passa por cirurgia de emergência em Cuba
Foto: Palácio Miraflores / Divulgação / Reuters

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, teve de ser submetido a uma cirurgia de emergência nesta sexta-feira (10), durante sua visita a Cuba, em consequência de problemas na zona pélvica.

Chávez viajou a Havana depois de visitar Brasil e Equador. Na ilha, foi submetido a uma série de exames que constataram a presença de um abscesso pélvico (acúmulo de pus causado por infecção bacteriana), o que levou o presidente a "submeter-se de maneira imediata a um procedimento cirúrgico corretivo", informou o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro, que acompanha o presidente venezuelano.

Maduro afirmou que o resultado da cirurgia foi "satisfatório". Chávez, no entanto, terá de se recuperar na ilha antes de voltar a Caracas.

A equipe de médicos venezuelanos e cubanos "estima que em breves dias Chávez estará em condições de regressar de maneira segura à Venezuela", informou o chanceler venezuelano, em comunicado transmitido pela televisão estatal.

Esse é o segundo problema de saúde que Chávez enfrenta nas últimas semanas. Há um mês, ele teve de adiar seu primeiro encontro oficial com a presidente Dilma Rousseff, em consequência de uma lesão no joelho.

Antes da cirurgia de emergência, Chávez se reuniu com seu principal aliado na região, o líder cubano Fidel Castro, e com o presidente de Cuba, Raúl Castro, para avaliar os projetos de cooperação bilateral nas áreas de energia, agricultura e telecomunicações.

A Venezuela - principal parceiro comercial da ilha - envia diariamente a Cuba 100 mil barris de petróleo. Em contrapartida, recebe ajuda profissional de mais de 40 mil cubanos, dos quais 30 mil são médicos.

* Com informações da EFE

Chávez passa por cirurgia de emergência em Cuba
Chanceler disse que o resultado da cirurgia foi satisfatório.
Presidente venezuelano se reuniu na ilha com Fidel e Raúl Castro.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir