Categoria Geral  Noticia Atualizada em 11-06-2011

EUA acreditam que suposto líder da Al-Qaeda na África Orient
Imagem divulgada pelo FBI mostra Fazul Abdullah Muamad
EUA acreditam que suposto líder da Al-Qaeda na África Orient
Foto: AFP/HO

WASHINGTON, EUA — Os Estados Unidos acreditam que o suposto líder da Al-Qaeda na África Oriental, o comorense Fazul Abdullah Muamad, muito provavelmente foi morto, informou um funcionário americano.

Segundo o chefe da polícia do Quênia, Mathew Iteere, confirmando uma informação dos rebeldes shebab, o suposto chefe da Al-Qaeda na África Oriental, o comorense Fazul Abdullah Muammad, morreu na quarta-feira passada em Mogadíscio, capital da Somália.

"Recebemos esta informação das autoridades somalis. Elas nos disseram que dois terroristas foram mortos na Somália na quarta-feira. Foram identificados como Fazul Mohammed e Ali Dere", declaró Iteere à AFP.

A notícia não foi ainda oficialmente confirmada.

De acordo com os serviços de segurança do governo de transição somali (TFG), dois membros dos shebab, um deles estrangeiro, foram mortos na madrugada de quarta no norte da capital somali durante um confronto num posto policial.

"Um dos mortos eh Fazul Abdullah, que Deus abençoe sua alma", declarou à AFP um dirigente dos shebab.

Suposto líder da Al-Qaeda na África Oriental, Fazul Abdullah Muhammad fugia há dez anos dos americanos, que ofereciam uma recompensa de 5 milhões de dólares por sua cabeça.

Era um dos atores-chave dos atentados contra as embaixadas americanas em Nairóbi e Dar es-Salam, que deixaram 224 mortos em julho de 1998.

Também estava envolvido nos atentados anti-israelenses de Mombasa (sudeste), que deixaram 15 mortos em 28 de novembro de 2002.

Naquele mesmo ano, ganhou a chefia das operações da Al-Qaeda para toda a África Oriental, segundo os serviços secretos americanos.

EUA acreditam que suposto líder da Al-Qaeda na África Oriental foi morto

Imagem divulgada pelo FBI mostra Fazul Abdullah Muamad


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir