Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 12-06-2011

Marataízes é destaque cultural no Gazeta Online
O circuito inclui quatro passeios: o Palácio das Águias, as Ruínas do Trapiche, a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e a foz do Rio Itapemirim
Marataízes é destaque cultural no Gazeta Online
Foto: Reprodução Site Gazeta Online

Com o objetivo de ampliar o fluxo de visitantes no Palácio das Águias e ainda disseminar a história e a cultura maratimba, as Secretarias de Cultura e patrimônio Histórico e a de Educação de Marataízes, firmaram uma parceria envolvendo a Biblioteca Itinerante ligada a Educação.

A ideia é utilizar a equipe de professores/atores que compõem a Biblioteca Itinerante para recepcionar caravanas de alunos e professores oriundos da rede municipal pública e privada, em visitação monitorada ao novo circuito histórico-cultural que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.

Confira na íntegra a bela matéria da jornalista Sara Moreira.

Criado primeiro roteiro histórico e cultural em Marataízes

O circuito inclui quatro passeios: o Palácio das Águias, as Ruínas do Trapiche, a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e a foz do Rio Itapemirim

Roteiro Histórico do Desenvolvimento Sul Capixaba. Esse é o nome do primeiro roteiro cultural do município de Marataízes. O circuito inclui quatro passeios: o Palácio das Águias, as Ruínas do Trapiche, a Igreja Nossa Senhora dos Navegantes e a foz do Rio Itapemirim. As visitas serão guiadas por professores da rede municipal, que se vestirão de personagens para contar a história dos locais.

Veja mais notícias no Gazeta Online Sul

A princípio, o roteiro será aberto somente a estudantes de Marataízes. "Gradualmente, será expandido à população e aos turistas em geral", afirmou o secretário. O processo de criação do roteiro foi feito totalmente pelo município.

Visitas

As visitas podem ser feitas às terças e às sextas-feiras, na parte da manhã, a partir das 9h e à tarde, a partir das 14h. É preciso agendar com antecedência pelos telefones: (28) 9916-5840 ou (28) 3532-3636.

Saiba mais sobre os locais de visita

Palácio das Águias - Criado em 1910 em estilo colonial português, serviu como repouso dos tropeiros que passavam pela região. Foi restaurando no ano passado e hoje abriga a biblioteca municipal.

Ruínas do Trapiche - Prédio de dois pavimentos edificado no início do século XIX, foi referência na indústria pesqueira do município, contribuindo para o desenvolvimento da Barra de Itapemirim. Funcionava, também, como o escritório da Coletoria Estadual.

Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes - Construída em 1771 na Barra de Itapemirim é uma das mais antigas da região, com uma arquitetura em estilo neogótico.

Por: SARA MOREIRA - A GAZETA


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir