Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2011

Municípios acertam detalhes do 1º Festival Audiovisual
O Festival que é uma realização do Governo do Estado em parceria com os municípios participantes, terá numa primeira fase a realização de uma série de oficinas.
Municípios acertam detalhes do 1º Festival Audiovisual
Foto: Renato Alves

Na tarde da última sexta-feira (10/06), representantes de 09 dos 13 municípios que participarão do 1º Festival Estadual de Audiovisual Histórico e Cultural, definiramem encontro no Palácio das Águias em Marataízes, a linha mestra da realização deste Festival.

O Festival que é uma realização do Governo do Estado em parceria com os municípios participantes, terá numa primeira fase a realização de uma série de oficinas, que acontecerão em cada um dos municípios participantes, onde alunos da rede de ensino, na faixa dos 13 aos 18 anos, terão contato com a forma de produção profissional de um filme.

Após o aprendizado, realizado com o auxílio de técnicos renomados e em equipamentos de última geração, os alunos desenvolverão um roteiro e realizarão a filmagem e edição de um filme que estará participando da mostra competitiva.

De acordo com o subsecretário Estadual de Cultura, Erlon Paschoal, o Estado já desenvolve um circuito de mostras em 43 municípios do Estado, sendo que agora chegou a vez dos municípios do sul terem a oportunidade de aprimorar e difundir a arte local através de um evento que traz como pano de fundo uma estrutura digna dos grandes festivais realizados no país.

Para o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes, o Governo do Estado acertou ao escolher a História e a Cultura como temas do circuito sul-capixaba, visto que foi no sul do Estado, especificamente tendo a foz do rio Itapemirim como porta de entrada que a história e a cultura do Estado começou a ganhar forma, tanto pelo comércio internacional de café e cana de açúcar, quantopela forte imigração.

Já o Prefeito de Marataízes, que fez questão de estar presente ao evento, disse que o Município se sente honrado de ter sido escolhido para sediar o 1º Festival e não poupará esforços para que a primeira das mostras seja uma vitrine para as demais.

Além da mostra competitiva o Festival terá ainda uma mostra não competitiva, apresentação de cultura regional, artesanato, work-shop de tecnologia digital e shows de artistas regionais renomados.

O Festival deverá acontecer no final de julho ou início de agosto, na arena do Porto da Barra em Marataízes, sendo a etapa Maratimba batizada de Curta Marataízes.






    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Renato Alves    |      Imprimir