Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-06-2011

Berlusconi reconhece derrota em referendo
O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi
Berlusconi reconhece derrota em referendo
Foto: AFP, Filippo Monteforte

ROMA � O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi, reconheceu a derrota em "todos os temas" votados nos referendos realizados neste domingo e segunda-feira, com os italianos rejeitando em massa um retorno � energia nuclear, a privatiza��o da �gua e a imunidade parlamentar do premier.

"Isso (o resultado) demonstra claramente a vontade dos italianos em todos os assuntos", declarou "Il Cavaliere" em comunicado divulgado por sua assessoria.

Segundo os resultados definitivos para a It�lia do minist�rio do Interior, entre 94,3% e 96% dos italianos votaram "sim" ao cancelamento das leis que davam sinal verde � energia nuclear, � privatiza��o da �gua e ao chamado Leg�timo Impedimento, que permitia ao primeiro-ministro invocar compromissos de governo para n�o responder a processos penais.

Berlusconi tamb�m reconheceu que "a forte participa��o popular", com uma taxa de 56%, bem superior ao qu�rum m�nimo (50% mais um). "Isto demonstra uma vontade de participa��o dos cidad�os nas decis�es sobre nosso futuro que n�o pode ser ignorada".

Segundo os dados oficiais, 56% dos italianos compareceram �s urnas.

Desde 1995, nenhum referendo popular havia superado o qu�rum necess�rio para ser considerado v�lido.

O governo de direita apostava na indiferen�a e no tempo bom de primavera, per�odo de recesso, para que o referendo fracassasse, e chegou a aprovar, inclusive, um decreto que suspendia o programa de constru��o de centrais nucleares durante dois anos para impedir a realiza��o da consulta.

O referendo nuclear foi convocado para derrubar a lei que introduziria a energia at�mica, uma das propostas emblem�ticas do governo de direita.

A oposi��o de esquerda incentivou os italianos a comparecer �s urnas para tentar impor uma segunda derrota eleitoral ao chefe de governo, ap�s o duro rev�s sofrido h� 15 dias nas elei��es municipais.

A vota��o continua nos colegiados eleitorais estrangeiros, que agregam cerca de 3 milh�es de eleitores, contra 47 milh�es no pa�s.

"Trata-se de um resultado extraordin�rio", comentou Pier Luigi Bersani, l�der do maior partido da esquerda, o Partido Democr�tico, que pede a ren�ncia de Berlusconi e a queda do governo. "Estamos ante um div�rcio entre o governo e os italianos", comentou.

Segundo o ex-juiz Antonio Di Pietro, um dos organizadores da consulta, "temos dito "n�o" � energia nuclear e temos estabelecido um princ�pio sagrado: que a lei � igual para todos", declarou ele visivelmente satisfeito ao conhecer os primeiros resultados.

A It�lia deu um "adeus definitivo" � energia nuclear, comentou � AFP Stefano Ciafani, diretor cient�fico do movimento ecologista Legambiente.

Ap�s a divulga��o do resultado, centenas de pessoas se reuniram espontaneamente em Roma para festejar.

"Hoje ganhou o povo, nem da direita nem da esquerda", gritava o pensionista Giovanni Piocongi, enquanto numerosos jovens dos comit�s organizadores dos referendos dan�avam e cantavam.

Como primeira consequ�ncia, os t�tulos de v�rias empresas de energia renov�vel aumentaram na Bolsa de Mil�o, em particular o Enel Green Power, com 3%.

Contudo, para o ministro da Defesa, Ignasio la Russa, "o resultado n�o deve ter repercuss�es sobre o governo".

Dividido e temendo perder novamente, o Executivo deu liberdade de voto a seus simpatizantes, mas n�o p�de conter a derrota, sobretudo porque o mundo cat�lico se pronunciou decididamente contra a privatiza��o da �gua.

Berlusconi reconhece derrota em referendo

O chefe de governo italiano, Silvio Berlusconi


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir