Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2011

Síria prende centenas em operação varredura, dizem testemunha
Garoto sírio protesta contra o governo neste domingo (12) em frente à embaixada de seu país em Amã, na Jordânia
Síria prende centenas em operação varredura, dizem testemunha
Foto: AP

Tropas da Síria prenderam centenas de pessoas nesta segunda-feira (13) em uma operação de varredura em vilarejos perto de Jisr al-Shughour, depois que o Exército do presidente Bashar Assad retomou o controle dessa cidade, disseram moradores que estão fugindo da região.

Cerca de 7 mil sírios deixaram a região de Jisr al-Shughour e buscaram refúgio na Turquia, enquanto outros milhares estão abrigando-se perto da fronteira em áreas rurais da Síria, disseram ativistas.

A onda de prisões desta segunda-feira se seguiu à investida militar da semana passada em Jisr al-Shughour, no noroeste. Soldados com apoio de helicópteros e tanques, retomaram o controle da área, depois que autoridades disseram que 120 membros das forças de segurança haviam sido mortos em combates, que o governo atribuiu a grupos armados.

Alguns moradores dizem que as mortes ocorreram depois de um motim ou recusa de alguns soldados de atirar contra manifestantes que se uniram aos protestos em todo o país, exigindo o fim do regime da família Assad.

Refugiados de Jisr al-Shughour, abrigados no lado sírio da fronteira turca, disseram que os militares estavam fazendo uma varredura nos vilarejos a leste da cidade e prendendo centenas de homens entre 18 e 40 anos, seguindo o mesmo padrão já visto em outras ações repressivas desde que começaram os protestos, em março.

Um homem que escapou de Jisr al-Shughour, chamado Khaled, declarou que duas mesquitas haviam sido atingidas por tanques e que os corpos de três moradores que fugiam - um homem, uma mulher e uma criança - estavam jogados em uma estrada, 2 quilômetros a norte da cidade.

Mustafa, um pedreiro de 39 anos que fugiu no domingo, afirmou ter visto nove corpos em Jisr al-Shughour e outros sete nas imediações.

Vala comum
Os restos mortais de membros das forças de segurança foram descobertos em uma vala comum em Jisr al Shughur, informou a televião estatal no domingo

"Os grupos armados mutilaram os corpos, que já foram retirados da vala comum", acrescentou a fonte.

Casa Branca
A Casa Branca voltou a condenar a violência na Síria e renovou seu pedido a Assad para que lidere uma transição política ou abandone o poder, depois da forte repressão sobre uma das cidades rebeldes.

"Solicitamos ao presidente Assad que cesse a violência. Condenamos fortemente da maneira mais firme possível a violência que está sendo realizada na Síria", enfatizou o porta-voz da Casa Branca, Jay Carney.

"O presidente Assad necessita iniciar um diálogo político. Faz falta uma transição. Se o presidente Assad não liderar esta transição, então deve se afastar", assegurou Carney a jornalistas a bordo do Air Force One.

Grupos sírios de defesa dos direitos humanos dizem que 1.300 civis foram mortos desde o início do levante. Um grupo, o Observatório Sírio de Direitos Humanos, afirma que mais de 300 soldados e policiais também foram mortos.

Síria prende centenas em operação varredura, dizem testemunhas
Prisões ocorrem em Jisr al-Shughour, retomada pelo governo.
Casa Branca voltou a pedir que Assad renuncie ou inicie transição.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir