Categoria Geral  Noticia Atualizada em 20-06-2011

EUA aceitam extraditar ex-ditador para o Panamá
Gráfico com biografia de Noriega
EUA aceitam extraditar ex-ditador para o Panamá
Foto: AFP, Hkg

PANAMÁ — O governo dos Estados Unidos autorizou que o ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega seja extraditado da França para o Panamá para cumprir penas pendentes, informou este domingo a chancelaria panamenha.

Noriega, de 77 anos, cumpre desde 2010 pena na França de sete anos de prisão por lavagem de dinheiro, mas também é demandado pelo Panamá para cumprir várias penas pendentes pelo desaparecimento de opositores sob o regime militar (1968-1989).

No entanto, para uma extradição de Noriega ao Panamá, a França precisa do aval dos Estados Unidos, país de onde Noriega foi mandado à França em 2010, após cumprir 20 anos de prisão, de acordo com os tratados de extradição vigentes entre o país europeu e o norte-americano.

"O governo dos Estados Unidos da América deu seu consentimento às autoridades francesas para a extradição para a República do Panamá do senhor Manuel Antonio Noriega", destacou um comunicado oficial da chancelaria panamenha.

Segundo a nota, a decisão teria sido comunicada às autoridades panamenhas pela embaixada americana no país, mediante nota diplomática de 16 de junho passado.

O consentimento do governo americano para a extradição de Noruega da França para o Panamá ocorreu em 24 de maio, segundo o comunicado.

A extradição de Noriega seria "para cumprir uma sentença de 20 anos pela comissão de crime contra a vida e a integridade pessoal" de Hugo Spadafora, opositor ao regime militar, que desapareceu em setembro de 1985 e cujo corpo foi decapitado, informou a chancelaria panamenha.

Embora seu corpo tenha sido encontrado dias depois na fronteira entre o Panamá e a Costa Rica, sua cabeça nunca foi localizada.

Até agora, as autoridades panamenhas fizeram três pedidos de extradição à França para que Noriega cumpra no Panamá três penas de 20 anos cada uma que ele tem pendentes pelo desaparecimento de opositores.

Noriega foi condenado em julho passado por lavar - entre 1988 e 1989 - o equivalente a 2,3 milhões de euros em bancos franceses, procedentes do cartel de Medellín.

EUA aceitam extraditar ex-ditador para o Panamá
O governo dos Estados Unidos autorizou que o ex-ditador panamenho Manuel Antonio Noriega seja extraditado da França para o Panamá.

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir