Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 20-06-2011

A asma é doença crônica, mas pode ser controlada com alguns cuidados
O momento de uma crise asmática é desesperador, afirma a médica alergista e imunologista do Programa de Asma Grave da Sesa, Suely Zanetti Brioschi Vieira, que atende até 60 pacientes por semana no CRE Metropolitano.
A asma é doença crônica, mas pode ser controlada com alguns cuidados

Na terça-feira (21), é comemorado o Dia Nacional de Controle da Asma. Com origem na interação entre fatores genéticos e ambientais, costuma se agravar durante a época mais fria do ano. E, embora seja uma doença crônica, tem tratamento e os pacientes podem levar uma vida praticamente normal. Para isso, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) destaca alguns cuidados que devem ser adotados.

A asma causa a inflamação das vias respiratórias e devido a sua natureza alérgica, é desencadeada por alguns fatores como pelo de animal, poeira, ácaro, mofo, fungo, condição climática, cheiro forte, resfriados, situação emocional, alergia a alimentos, remédios, exercícios físicos. Quando isso acontece, o asmático começa com tosse, falta de ar e apresenta "chiado" e "aperto" no peito, respiração ofegante e palidez.

O momento de uma crise asmática é desesperador, afirma a médica alergista e imunologista do Programa de Asma Grave da Sesa, Suely Zanetti Brioschi Vieira, que atende até 60 pacientes por semana no CRE Metropolitano. A especialista trata pessoas com manifestações graves da doença e que necessitam usar medicamentos de alto custo fornecidos gratuitamente pelo Estado.

"Toda doença alérgica é gatilho-dependente. Tem que evitar o gatilho (como os descritos acima). O clima frio também contribui para alguns fatores, como resfriados. O ambiente fechado propicia a transmissão de doenças infecciosas respiratórias, há maior umidade, mofo e ácaros na roupa guardada e cobertor. Até mesmo o refluxo gatroesofágico pode contribuir", detalha a médica.

Cuidados

"Então, a primeira coisa que o asmático deve entender é que a asma é uma doença crônica. O paciente pode ficar sem sintomas por vinte anos, mas pode voltar. O tratamento deve ser feito todos os dias. Tem gente que se sente bem e para de se cuidar. Mesmo sem os sintomas o tratamento deve continuar", ressalta a especialista. O objetivo é ganhar em qualidade de vida.
Segundo ela, para tratar a asma, a pessoa deve ter certos cuidados com o ambiente, principalmente na sua casa e no trabalho. Além de usar medicações e manter consultas médicas regulares a especialista cita alguns cuidados que podem contribuir para a diminuição no número de crises asmáticas em pessoas acometidas pela doença:

- Evite livros, papéis, bichos de pelúcia ou outros objetos que acumulem poeira no quarto;
- Retire tapetes e carpetes e troque as cortinas de pano por persianas de material plástico, PVC ou similar, para facilitar a limpeza. É impossível manter um tapete ou carpete livre de ácaros e mofo, assim como é inviável retirar cortinas semanalmente para lavagem. Melhor não tê-los;

- O piso de toda a casa deve ser liso, e utilize pano úmido diariamente na limpeza. Evite vassoura e espanador, pois "levantam a poeira";

- Use colchão e travesseiro de espuma, forrados com capas impermeáveis fechadas (napa, curvim, PVC ou similar), que também deverão ser limpas regularmente com pano úmido.
- Troque a roupa de cama uma a duas vezes por semana e lave os casacos antes dos meses frios (se possível com água quente);

- Não tenha animais com pelos e evite contato com eles. Se você já tem, intensifique sua higiene (banho semanal) e não permita que ele frequente o quarto e os móveis estofados;
- Não fume e procure evitar que fumem perto de você;

- Pratique atividades aeróbicas ao ar livre, de acordo com sua idade e capacidade física. Além dos benefícios psicossociais e físicos do exercício aeróbico, quanto menos tempo em ambientes fechados, menor o contato com substâncias que causam alergia.
Fonte: SESA


    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  John Wesley    |      Imprimir