Categoria Politica  Noticia Atualizada em 20-06-2011

Ex-ditador do Egito Hosni Mubarak tem câncer, diz advogado de defesa
O então presidente do Egito, Hosni Mubarak, em 19 de outubro de 2010
Ex-ditador do Egito Hosni Mubarak tem câncer, diz advogado de defesa
Foto: AP

O ex-ditador do Egito Hosni Mubarak tem câncer de estômago, confirmou nesta segunda-feira (20) seu advogado de defesa, citando um relatório médico cujo objetivo era definir se ele está em condições de enfrentar julgamento.

"Mubarak tem câncer e isso foi citado em seu último relatório médico", disse o advogado Farid el-Deeb. Segundo ele, os tumores estão se multiplicando.

O ex-ditador, de 83 anos, está hospitalizado no balneário de Sharm el-Sheikh, após ter sofrido problemas cardíacos durante um interrogatório em 13 de abril.

O julgamento deve começar em 3 de agosto. Ele é acusado de matar manifestantes durante os protestos anti-governo de fevereiro e também de abuso de poder.

A doença de Mubarak, que o manteve longe da prisão, gerou especulações de que o ex-oficial da Força Aérea estaria recebendo tratamento especial do Exército, que assumiu o poder após sua renúncia.

A comissão médica nomeada para avaliar a condição de saúde do ex-presidente disse no fim de maio que ele não poderia ser transferido para um hospital de prisão pois estava debilitado, com má circulação sanguínea e em risco de sofrer um ataque cardíaco.

A equipe médica também disse que Mubarak tinha tumores em sua vesícula biliar e no pâncreas, para os quais ele já foi submetido a cirurgia no passado.

Rumores sobre a saúde de Mubarak circularam durante anos antes de ele ser destituído do poder, mas autoridades do governo sempre negaram qualquer doença com risco de morte, inclusive o câncer.

Ex-ditador do Egito Hosni Mubarak tem câncer, diz advogado de defesa
Presidente deposto está hospitalizado no balneário de Sharm el-Sheikh.
Seu julgamento está marcado para começar em 3 de agosto.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir