Categoria Economia  Noticia Atualizada em 21-06-2011

UE dá ultimato à Grécia para liberação de ajuda
Gráfico da composição do Parlamento grego
UE dá ultimato à Grécia para liberação de ajuda
AFP, Laurence Saubadu

De Anna Pelegrí (AFP)

LUXEMBURGO, Luxemburgo — A Europa deu nesta segunda-feira um prazo de duas semanas para que a Grécia aprove seu polêmico plano de austeridade fiscal, e para que o país receba, em troca, mais uma parcela (de 12 bilhões de euros) da ajuda financeira acertada, numa rodada de negociações que tem gerado temores e movimentos cautelosos por parte dos investidores nas bolsas mundiais.

"Decidimos convocar os representantes da zona do Euro para uma reunião extraordinária no domingo, dia 3 de julho para tratar de finalizar o programa de ajuda à Grécia", anunciou o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker, após a reunião dos ministros de Finanças europeus em Luxembrugo.

Segundo Juncker, a adoção do plano de austeridade do governo grego é indispensável para que a Europa e o Fundo Monetário Internacional (FMI) aceitem continuar ajudando o país.

Após a reunião do dia 3 de julho deverá ser desbloqueada a quinta parcela de um total de 110 bilhões de euros aprovado como empréstimo no ano passado.

Contudo, mesmo após o primeiro pacote de ajuda a Grécia não conseguiu reerguer-se e sua dívida pública - equivalente a 150% do PIB - e o país volta a estar ameaçado de falência, o que poria em perigo toda a economia da Zona Euro.

Apesar do risco, a Europa e o FMI decidiram adiar no domingo o desbloqueio e aguardar para que o Parlamento grego vote no dia 28 de junho o plano de austeridade e de privatizações.

Os mercados reagiram na segunda-feira com inquietude à decisão de esperar um pouco mais. As principais bolsas europeias fecharam com perdas, ainda que o euro tenha conseguido manter a alta mesmo após iniciar o dia em queda.

Até as 16h00 GMT (13h00 de Brasília), a moeda única europeia valia 1,4315 dólar, contra 1,4301 dólar na sexta-feira às 21h00 GMT (18h00 de Brasília).

Agora, todas os olhos estão postos em Atenas, dizem os analistas de mercado.

"Esperamos por uma decisão do Parlamento grego, por isso pedimos não só ao governo mas também à oposição para apoiar o plano de austeridade", disse o ministro belga de Finanças, Didier Reynders.

O governo grego tentou incutir confiança nos mercados. "Estamos determinados a aplicar o programa (de reformas), e fazer todo o necessário para que nosso país melhore sua situação fiscal e se encontre em uma situação viável", disse o primeiro-ministro grego, George Papandreou, após reunir-se em Bruxelas com dirigentes europeus.

A Grécia espera não ter problemas para a liberação da nova parcela dos 12 bilhões de euros do empréstimo concedido ano passado pela União Europeia e pelo FMI, condicionado à aprovação de um novo plano de austeridade e privatizações, anunciou o ministério das Finanças.

"O ministro confia na aprovação do plano no Parlamento, onde a maioria socialista conta com 155 das 300 cadeiras, na votação prevista para 28 de junho", afirmou à uma fonte do ministério, ao comentar os resultados da reunião dos ministros das Finanças da Eurozona em Luxemburgo.

Além do empréstimo já aprovado, a Zona Euro e o FMI projetam uma nova ajuda, de 100 bilhões de euros, para os próximos anos, que contará não apenas com dinheiro público, mas também com a participação voluntária dos credores privados.

UE dá ultimato à Grécia para liberação de ajuda

Gráfico da composição do Parlamento grego


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir