Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 21-06-2011

Worm ataca usuários do Facebook com mensagens falsas
Segundo a Kaspersky, cibercriminosos estão migrando do Orkut para o Facebook
Worm ataca usuários do Facebook com mensagens falsas
Foto: tecnologia.ig.com.br

Com cada vez mais brasileiros no Facebook, cibercriminosos estão criando novas formas de ataque aos usuários da rede social, em vez de atacar usuários do Orkut. A empresa de segurança Kaspersky anunciou hoje a descoberta de um novo worm, que prepara uma página falsa para enganar usuários do Facebook.

Ao acessar a página ou clicar no link malicioso por meio da rede social, surge um aviso de que é necessário atualizar um aplicativo para ver o conteúdo em questão. Ao clicar na caixa de diálogo para fazer o download, o usuário baixa, na verdade, um aplicativo malicioso.

Depois de baixado, este programa faz o download de outros códigos maliciosos, entre eles aplicativos que roubam informações bancárias dos usuários e também credenciais de acesso a contas de e-mail e de redes sociais.

Segundo a empresa, trata-se do primeiro worm desenvolvido no Brasil para usuários do Facebook. A empresa alerta que cibercriminosos podem replicá-lo para o Orkut, Twitter e serviços de mensagens instantâneas, como Messenger e GTalk. O problema já foi reportado para o Facebook, mas usuários do Brasil e de Portugal já foram infectados.

Fonte: tecnologia.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir