Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 24-06-2011

Palácio das águias de portas abertas para o 1º sarau de poesia em Marataízes.
“1º ENCONTRO COM OS ARTISTAS MARATAÍZENSES”. “1º CIRCUITO HISTÓRICO CULTURAL E AMBIENTAL DE MARATAÍZES-ES”.
Palácio das águias de portas abertas para o 1º sarau de poesia em Marataízes.

Acontecerá nas Dependências do Palácio das Águias e ao entorno, o 1º Sarau de Poesia em Marataízes e o 1º Circuito Histórico Cultural e Ambiental de Marataízes, no dia 8 de julho de 2011, este Evento tem um Marco Importante na Historia Sócio-Cultural de Marataízes com uma vasta programação que compreende em uma serie de outras atividades no cronograma anual do Professor e Secretário Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes Cleber Junior Pereira Bento.

O evento terá inicio com o "1º ENCONTRO HISTORICO CULTURAL E AMBIENTAL DE MARATAÍZES, uma caminhada de encontro á Igreja Nossa Senhora dos Navegantes de 1770, seguindo rumo ao Palácio das Águias do século XX e restaurado no Século XXI, seguindo as trilhas culturais até ao Trapiche e Foz do Rio Itapemirim (Porto da Barra) Importantes Monumentos Históricos da década passada com a entrada dos Imigrantes que dali seguia seus cortejos para as grandes capitais, como a escoação dos produtos aqui cultivados, a cana-de-açúcar e o café.

A nossa região do Porto da Barra, como a Foz do rio Itapemirim, tem grande importância no progresso do Sul Capixaba como para todo o País. Fato este que está sendo resgatado pela atual Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico de Marataízes,sendo de grande importância para nossa comunidade, o prédio Palácio das Águias como a existência da Secretaria, de Cultura,onde poucas cidades do interior possui esta secretaria desvinculada de outros setores.

O Circuito Histórico Cultural Ambiental terá a parceria da Secretária de Educação e seus Professores Atores com a Biblioteca Itinerante, contando e encenando as Historias do Século passado aos dias atuais.Este evento cultural acontecerá sempre em dias de terça e sexta-feira com agendamentos das escolas e também aberto ao público geral.

Logo após teremos o Sarau de Poesia nas dependências do Palácio com "1º ENCONTRO COM OS ARTISTAS MARATAÍZENSES",com uma glamorosa noite de autógrafos do escritor Ronald Mignone nos presenteando com sua belíssima Obra"Crônicas da Historia de Marataízes" ao som de belas melodias de Artistas Marataízenses;Simultaneamente acontecerá a Exposição das Obras que retrata as paisagens cotidianas e religiosas da Grande Artista Plástica Eloísa Helena Campolino Vidal.

Também teremos toda sexta-feira, A Sexta Cultural na Praça da Barra dando continuidade ao Sarau com Artistas Marataízenses. Ainda seguindo o cronograma cultural nos dias: 25, 26,27 de Agosto estarão acontecendo o 1º FESTIVAL ÁUDIO VISUAL HISTORICO E CULTURAL O Festival está sendo projetado para acontecer na área entorno do circuito histórico do Palácio das Águias, situado na foz do Rio Itapemirim, considerado o Berço do Desenvolvimento Econômico Sulino, devido ao movimentado Porto que funcionou ali no passado.

O secretário de Estado da Cultura, José Paulo Viçosi, conhecido como Frei Paulão, destaca que "O Governo Capixaba enxerga Marataízes como um Município com enormes potencialidades e uma grande capacidade de auxiliar a Administração Estadual no crescimento do Espírito Santo".

No dia 8 de dezembro estará se apresentando em Marataízes provavelmente na Igreja Católica central a Orquestra Sinfônica Espírito Santense. Outra conquista da atual Administração em convênio com o Estado.

Em destaque em todas as agendas de Solenidades e Projetos Culturais acontecendo em nossa exuberante Marataízes enaltecer e agradecer ao poder executivo, Dr. Jander Nunes Vidal no brilhante convite ao Nobre Professor Cleber Júnior Pereira Bento para ocupar no dia 1 de junho á Secretária de Cultura e Patrimônio Histórico Municipal, este Professor de Historia desde 1995 em Marataízes,Pós graduado em História do Brasil e Historia do Espírito Santo.

Descendentes dos índios Aimorés,O bisneto indígena faz sua historia, oculto na modéstia e apresentando na comunidade com sua liderança Sócio-Política e Cultural,este que incessantemente estará lutando em prol de uma Marataízes mais humana e culta,atravessando a fronteira capixaba nos próximos dias para ir buscar entre outras expectativas Apoio Cultural em Brasília agendado com a atual Ministra da Cultura senhora Ana de Holanda.

Marataízes a Terra dos deliciosos Abacaxis e suas Colônias de Pescadores "Menina dos Olhos" nos Holofotes Culturais do Estado do Espírito Santo "através do Senhor Secretario Estadual da Cultura José Paulo Viçosi, carinhosamente frei Paulão, na persistência da atual Administração e do nosso querido Professor Cleber.
Por Bárbara Pérez.





    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Bárbara Pérez    |      Imprimir