Categoria Economia  Noticia Atualizada em 24-06-2011

Italiano Mario Draghi nomeado como futuro presidente do BCE
Mario Draghi
Italiano Mario Draghi nomeado como futuro presidente do BCE
Foto: AFP, Georges Gobet

BRUXELAS, B�lgica � O italiano Mario Draghi foi nomeado oficialmente nesta sexta-feira futuro presidente do Banco Central Europeu (BCE) pelos dirigentes da Uni�o Europeia (UE), anunciou o presidente do bloco, Herman Van Rompuy, em sua conta de Twitter.

"Os l�deres da UE concordaram com a nomea��o de Mario Draghi para suceder o franc�s Jean-Claude Trichet a partir de 1� de novembro � frente do BCE", anunciou Van Rompuy, � margem de uma reuni�o de c�pula do bloco em Bruxelas.

Mario Draghi � um banqueiro discreto e t�o aferrado � estabilidade dos pre�os quanto Trichet.

At� ent�o diretor do Banco da It�lia, com 63 anos, suceder� Trichet em 1� de novembro.

Draghi tamb�m deseja a imposi��o de san��es autom�ticas no caso de excessos na condu��o das finan�as p�blicas, num momento em que a zona euro est� mergulhada numa crise que ele classifica de "o desafio mais dif�cil desde sua cria��o".

Educado com os jesu�tas, o italiano � um homem conhecido por sua discri��o e seriedade, pouco propenso � vida social romana, o que n�o o impede de cultivar uma excelente rede de rela��es.

"Super Mario", como � conhecido, foi vice-presidente do banco financeiro americano Goldman Sachs, em 2002. Draghi foi eleito em 2005 para restaurar a credibilidade do Banco da It�lia, arruinada por Antonio Fazio, envolvido em esc�ndalos banc�rios.

Italiano Mario Draghi nomeado como futuro presidente do BCE
O italiano Mario Draghi foi nomeado oficialmente nesta sexta-feira futuro presidente do Banco Central Europeu (BCE)

Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir