Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 24-06-2011

Governo dos EUA investiga domínio do Google nas buscas
Empresa foi notificada nesta sexta-feira e terá que ajudar FTC a analisar práticas de ordenação de resultados e exposição de anúncios
Governo dos EUA investiga domínio do Google nas buscas
Foto: tecnologia.ig.com.br

A Federal Trade Comission (FTC), órgão regulador vinculado ao governo americano, notificou hoje (24) o Google sobre uma grande investigação que começará a ser feita sobre seu serviço de busca. Segundo reportagem publicada no jornal The New York Times, a FTC quer analisar a forma como o Google ordena os resultados de busca e mostra anuncios relacionados aos termos digitados pelos internautas.

Em nota no blog oficial, Amit Singhal, conselheiro do Google para o serviço de busca, afirma que respeita o trabalho da FTC, mas que o Google ainda não entendeu quais são as preocupações do orgão. "Usar o Google é uma escolha e existem diversas outras escolhas disponíveis para pesquisar informações pela web", disse Singhal.

Segundo Singhal, em 13 anos o Google "construiu um modelo que mudou a forma como as pessoas encontram respostas e ajudou empresas a criarem empregos e se conectar com novos consumidores". Apesar dos argumentos contra a investigação, o Google cooperará com a FTC nos próximos meses para fornecer informações que os ajudem a julgar a forma como o serviço de busca é oferecido atualmente.

A FTC levanta informações sobre o Google desde novembro de 2010 para decidir pela investigação. Durante os últimos anos, o Google tem sofrido diversos processos relacionados a práticas antitruste, isto é, quanto ao domínio da ferramenta do Google no mercado de buscas.

Lealdade dos consumidores

Segundo o Google, os internautas optam por utilizar sua ferramenta de busca, já que a empresa está sempre introduzindo recursos "inovadores". Entre eles, Singhal citou a busca instantânea, que chegou ao Brasil recentemente, e a busca exclusiva para smartphones e tablets, que mostra atalhos para busca de pontos de interesse.

Fonte: tecnologia.ig.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir