Categoria Tragédia  Noticia Atualizada em 25-06-2011

Atentado em hospital afegão deixa 20 mortos
Soldado americano procura por armas com detector de metais na província de Khost, leste do Afeganistão
Atentado em hospital afegão deixa 20 mortos
Foto: AFP, Ted Aljibe

CABUL — Um atentado suicida com carro-bomba contra um hospital deixou pelo menos 20 mortos e 25 feridos neste sábado no Afeganistão, indicou o Ministério afegão da Saúde.

O atentado cometido com um veículo 4x4 carregado de explosivos de forte potência atingiu um hospital da província de Logar, cerca de 75 km ao sul de Cabul.

O prédio do hospital do distrito de Azra ficou destruído e uma testemunha indicou ter visto vítimas transformadas em tochas vivas e pedaços de corpos projetados em todas as direções.

Em meio à confusão que se seguiu à explosão, um primeiro registro do Ministério da Saúde indicou 60 mortos.

Os ministérios da Saúde e do Interior apresentaram em seguida um registro bem menor, de "pelo menos 20 mortos e cerca de 25 feridos". Membros da equipe médica do hospital e pacientes estão entre os mortos, indicou o Ministério do Interior.

O diretor provincial de Saúde Mohammad Zaref Nayebkhail declarou à AFP que o registro definitivo pode ser muito superior porque muitas pessoas estavam no hospital com os corpos de seus parentes vítimas da explosão.

Abdul Rahman, que mora nas imediações do hospital, afirmou à AFP que havia perdido sete familiares no atentado.

"Sete membros da minha família, três mulheres e duas crianças, tinham ido ao hospital nesta manhã", disse desesperado.

"Eu estava na minha casa quando ouvi uma forte explosão. Quando fui ao local vi muitos mortos e feridos", afirmou.

"Muitos estavam em chamas. Havia pedaços de corpos por todos os lados. Minha família está morta, não voltarei a encontrá-la, ela está sob os escombros", acrescentou.

Os talibãs negaram logo depois a autoria do atentado. "Condenamos este ataque contra um hospital (...) Aqueles que fizeram isso, seja quem for, quiseram manchar os talibãs", declarou por telefone o porta-voz do grupo, Zabihullah Mujahid.

Já Staffan de Mistura, representante especial do secretário-geral da ONU para o Afeganistão, classificou o atentado de "desprezível". "Grande parte dos estragos foram causados no serviço de maternidade e muitos mortos e feridos são mulheres e crianças",ressaltou.

Segundo as Nações Unidas, 2.777 civis morreram em 2010, ano mais violento desde 2001.

Na sexta-feira, um atentado com uma bicicleta-bomba deixou dez mortos em um mercado da província de Kunduz, no norte.

Esses ataques, cada vez mais frequentes, são registrados no momento em que, após ter assegurado que os reforços enviados em 2009 tinham "rompido a dinâmica" dos talibãs, o presidente Barack Obama acaba de anunciar o início da retirada dos soldados americanos. Obama confirmou uma estratégia de retirada progressiva sob pressão de uma opinião pública majoritariamente hostil à manutenção de soldados no que os especialistas chamam de "atoleiro afegão".

Obama anunciou na quinta-feira a retirada dentro de um ano de um terço das forças americanas, ou seja, 33.000 homens, sendo 10.000 este ano.

Atentado em hospital afegão deixa 20 mortos, registro corrigido (ministro)

Soldado americano procura por armas com detector de metais na província de Khost, leste do Afeganistão


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir