Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-06-2011

"Projeto Luz" no combate à cegueira
O município de Marataízes foi elogiado por diversos professores de outros estados brasileiros e de outros países que participaram do congresso

Dr. Luciano Gonçalves-Oftalmologista, criador do Projeto Luz

O município de Marataízes esteve representado no III Congresso de Pediatria, realizado na cidade do Rio de Janeiro, sendo exemplo de promoção e prevenção da saúde infântil, com o Projeto Luz, de autoria do oftalmologista Luciano Gonçalves, professor adjunto de oftalmologia da UFRJ, e médico atuante em nosso município.

O Projeto Luz é desenvolvido há aproximadamente quatro anos nas escolas de Marataízes, com alunos de até cinco anos de idade, tanto na zona urbana quanto na rural, e tem como objetivo diagnosticar precocemente deficiências visuais que podem levar à cegueira infantil, principalmente através do teste do olhinho.

A pedagoga Cristiane Lemos apresentou o projeto em forma de banner no stand do IPPMG, auxiliada pelo servidor Wilson Azevedo, realizando uma pesquisa com o público presente sobre o nível de conhecimento do teste do olhinho. O professor Luciano Gonçalves e seus alunos de medicina mostraram a profissionais e estudantes de saúde como é simples e rápido os exames de prevenção da cegueira infantil.

O município de Marataízes foi elogiado por diversos professores de outros estados brasileiros e de outros países que participaram do congresso. O professor Luciano, acompanhado do secretário de saúde de Marataízes, Carlos Azevedo, e da pedagoga Cristiane, presentearam o prefeito municipal, Dr.Jander Nunes Vidal, com o banner do congresso.

Para saber mais sobre o teste do olhinho acesse www.acd.ufrj.br/projetoluz.


Representantes de Marataízes-ES no III Congresso de Pediatria da UFRJ.




    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir