Categoria Educação  Noticia Atualizada em 28-06-2011

Os alunos da EMEIEF Anacleto Jacinto Ribeiro participam do Projeto Circo
O projeto na prática integrou diferentes turmas, professores e até mesmos os conteúdos de diferentes disciplinas, utilizando com muita sabedoria as possibilidades oferecidas pelas ferramentas lúdicas e artísticas do circo.
Os alunos da EMEIEF Anacleto Jacinto Ribeiro participam do Projeto Circo

Desde março de 2011, os alunos da EMEIEF Anacleto Jacinto Ribeiro, em Campo Acima, estão participando de diversas atividades curriculares tendo as artes circences como temática central. Trata-se do Projeto Circo, uma iniciativa coordenada pelos professores Cleidson Frisso Braz, Denise Vieira Monteiro e Cinthya Pimenta Alcântara. A idéia surgiu a partir de um bate papo informal entre os professores no intervalo de uma das aulas. Houve então uma proposta de se pensar a pertinência da aplicação de uma proposta lúdica, criativa e dinâmica, que englobasse os alunos e professores dos dois turnos da escola.

Trabalhando então a idéia da incorporação do tema circo nas atividades curriculares e considerando a sua multiplicidade cultural, os professores da escola envolveram-se nesta idéia e a incorporaram em suas disciplinas, como Língua Portuguesa, História, Geografia, Matemática, Educação Física, dentre outras... O projeto na prática integrou diferentes turmas, professores e até mesmos os conteúdos de diferentes disciplinas, utilizando com muita sabedoria as possibilidades oferecidas pelas ferramentas lúdicas e artísticas do circo.

Neste período, os alunos foram ainda convidados a refletir sobre o circo e seu papel histórico e a expressar-se artísticamente através das mais variadas vertentes abraçadas pelos espetáculos circenses. Na próxima quinta-feira, 30/06, acontecerá o encerramento do projeto, e os alunos mostrarão um espetáculo encenado com a ajuda dos professores e pedagogos. Diretora, coordenadoras, profissionais do apoio escolar e a Secretaria Municipal de Educação de Itapemirim também participaram, ajudando na execução do projeto.

Para ajudar em parte do espetáculo, a EMEIEF Anacleto Jacinto Ribeiro contou ainda com o apoio de Leonardo "Salo", que ministrou uma oficina de palhaço, focando não apenas a técnica, mas principalmente a verdadeira essência do palhaço, que está muito além da simples idéia de alguém com roupas coloridas que faz piadas para arrancar o riso das pessoas. Salo é conhecido artísticamente como Palhaço Da Lapa, e é mestrando em Informação e Comunicação em Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz, onde estuda a função social do palhaço e sua relação com a promoção da saúde para a terceira idade. A foto mostra a pedagoga Grazyelle Machado com alguns alunos participantes do projeto e Leonardo "Salo".

Parabéns aos idealizadores deste projeto. Uma ótima ideia e que sobretudo, resgata uma arte que infelizmente hoje está tão desvalorizada. O circo tem uma importância histórica e cultural que precisa ser resgatada. E os estudantes precisam de novas ideias que os façam ter prazer em ir para escola. Juntar estas duas necessidades é um feito digno de elogios!



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir