Categoria Informativo  Noticia Atualizada em 29-06-2011

Servidores paralisam com indicativo de greve
Aproximadamente 40 profissionais da 2ª Ciretran de Rondonópolis e agência VIP, órgãos ligados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciaram, ontem, a paralisação da categoria, que se estende em todo Estado de Mato Grosso como reivindicação por m
Servidores paralisam com indicativo de greve
Foto: www.atribunamt.com.br

Aproximadamente 40 profissionais da 2ª Ciretran de Rondonópolis e agência VIP, órgãos ligados ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran) iniciaram, ontem, a paralisação da categoria, que se estende em todo Estado de Mato Grosso como reivindicação por melhoria salarial. A mobilização está prevista para encerrar amanhã, quando os servidores decidirão pela realização da greve ou não. Muitos usuários procuraram ontem pelo serviço e foram informados do movimento. Conforme a Lei, os servidores mantém 30% das atividades para atendimentos emergenciais.

O chefe da Ciretran local, Carlos Nazário, destacou que o atendimento mínimo está sendo cumprido, garantindo a legalidade da paralisação. "Todos os servidores estão trabalhando em sistema de revezamento para cumprir com o atendimento essencial conforme recomendado pelo Sindicato. Estamos priorizando aqueles processos em que o usuário está com recibo vencendo, fazemos emissões de emplacamento e está sendo dada a preferência para outros casos de extrema necessidade", adiantou Nazário.

Os profissionais cobram do Governo do Estado a revisão do Plano de Cargos, Carreira e Salário (PCCS) e melhoria salarial, uma vez que a última correção ocorreu em 2008. Atualmente, disse Nazário, Mato Grosso possui apenas 64 Ciretrans que atendem os 141 municípios. "Cobramos mais agências para que os servidores possam atender melhor e mais rápido os usuários", comentou ele.

Conforme Nazário, o Detran detém a segunda maior arrecadação no Estado, ficando atrás somente da Secretaria de Fazenda de Mato Grosso. "Arrecadamos muito e os salários são sequer compatíveis aos dos profissionais da Sefaz. Não queremos equiparação, mas somente cobrar aumento. Vários profissionais aprovados em concurso pedem exoneração, porque os salários são baixos", explicou.

Uma servidora que preferiu não ser identificada reclamou que nem 10% do valor que o órgão estadual arrecada é investido no Detran em infraestrutura ou para adequações nas condições de trabalho e nos prédios. "Queremos aumento salarial e que diminua o repasse do Detran para outros órgãos, porque com essa desproporcionalidade temos apenas computadores lentos, poucos profissionais, reclamações da população e prédios antigos", salientou ela.

Fonte: www.atribunamt.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir