Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 29-06-2011

Reino Unido acusa Irã de testar mísseis com capacidade nuclear
Governo iraniano, porém, negou a acusação e diz que testes foram mensagem de paz
Reino Unido acusa Irã de testar  mísseis com capacidade nuclear
Foto: r7

O Irã realizou testes secretos com mísseis capazes de transportar carga nuclear, afirmou nesta quarta-feira (29) o ministro das Relações Exteriores britânico, William Hague, em uma audiência na Câmara dos Comuns (equivalente à Câmara dos Deputados).

- O Irã também realizou testes secretos de mísseis balísticos e lançamento de foguetes, incluindo testes com mísseis capazes de transportar carga nuclear, em violação da resolução 1.929 das Nações Unidas.

As declarações de Hague acontecem depois do Irã ter lançado, nesta terça-feira (28), 14 mísseis balísticos de curto e médio alcance, durante um exercício militar de rotina, destinados a demonstrar a força do país e a dissuadir Israel e Estados Unidos de atacar.

O governo do Irã, por sua vez, já negou hoje que qualquer dos mísseis pudesse carregar cargas nucleares. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Irã, Ramin Mehmanparast, divulgou nota desmentindo a acusação britânica.

- Nenhum dos mísseis testados pelo Irã é capaz de carregar uma ogiva nuclear.

A Guarda Revolucionária disparou ontem um míssil Ghadr de médio alcance (1.800 a 2.000 km) e outros 13 modelos de curto alcance - Zelzal (400 km), Shahab 1 e Shahab 2 (300 a 500 km). A informação foi revelada pela televisão estatal, que citou o general Amir Ali Hajizadeh, comandante da Força Aérea da guarda.

Os disparos foram efetuados como parte dos 10 dias de "manobras defensivas" iniciados nesta segunda-feira (27). Todos os anos a Guarda executa exercícios deste tipo, e eles são bastante divulgados.

O Irã apresentou as manobras como uma "mensagem de paz e amizade para os países da região", que não ameaçam nenhum país.

O Irã é acusado de tentar produzir armamento atômico sob a fachada de um programa nuclear civil - o governo iraniano, no entanto, nega e diz que o programa nuclear do país pretende apenas produzir energia.

Fonte: noticias.r7.com
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir