Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2011

Confrontos no Cairo deixam mais de mil feridos
A pol�cia de choque usou bombas de g�s lacrimog�neo contra os manifestantes reunidos na Pra�a Tahrir.
Confrontos no Cairo deixam mais de mil feridos
Foto: AFP, Khaled Desouki

CAIRO � Mais de mil pessoas ficaram feridas, a maioria levemente, em violentos confrontos entre policiais e manifestantes no Cairo, num clima de tens�o e incerteza pol�tica, mais de quatro meses ap�s a queda do presidente Hosni Mubarak.

Os confrontos come�aram na noite de ter�a-feira e foram at� a madrugada desta quarta-feira entre manifestantes e a pol�cia de choque no centro de Cairo, principalmente na pra�a Tahrir, palco principal do movimento contra o regime de Mubarak no come�o do ano.

Segundo o minist�rio da Sa�de, 1.036 pessoas ficaram feridas, e 120 foram atendidas em hospital.

Outros choques prosseguiram na manh� desta quarta-feira, principalmente nos arredores do minist�rio do Interior, cercado por um forte aparato policial. Pequenos grupos de manifestantes continuavam atirando pedras contra os policiais, que revidavam com o lan�amento de gases lacrimog�neos.

De acordo com dados oficiais, as violentas manifesta��es deixaram entre 70 e 80 feridos, entre eles alguns policiais. A seguran�a eg�pcia calculou em cerca de 4 mil o n�mero de manifestantes durante a noite.

Milhares de pedras eram vistas espalhadas pelo ch�o na manh� desta quarta-feira, confirmando a intensidade dos confrontos. Muitas ruas do centro da capital estavam fechadas pela pol�cia.

Segundo testemunhas, estavam envolvidos nos confrontos os manifestantes do movimento que contribuiu para derrubar Mubarak e partid�rios do ex-chefe de estado.

O ex�rcito, que governa o pa�s, publicou na rede social Facebook um comunicado denunciando uma tentativa de "desestabiliza��o" do Egito.

"Os lament�veis incidentes que ocorreram em Tahrir na tarde de ter�a-feira at� a madrugada de quarta t�m como a �nica raz�o desestabilizar a seguran�a do Egito", diz o Conselho Supremo das For�as Armadas (CSFA).

Hosam Edin Ammar, membro da "Coaliz�o de Jovens da Revolu��o", que re�ne v�rios grupos de militantes favor�veis � democracia, acusou-os de serem "elementos leais ao antigo regime".

Testemunhas tamb�m confirmaram a presen�a de civis armados com paus e facas, que algumas vezes chegavam de �nibus, lembrando os m�todos utilizados nos tempos de Mubarak para intimidar os opositores.

Os enfrentamentos come�aram de tarde durante uma cerem�nia num teatro do centro do Cairo em homenagem �s v�timas dos protestos contra Mubarak em janeiro e fevreiro.

Estes dist�rbios ocorrem num clima pol�tico tenso, marcado por uma manifesta��o violenta de partid�rios de Mubarak no Cairo na semana passada.

O ex-chefe de Estado est� hospitalizado na cidade balne�ria de Sharm-el-Sheikh enquanto aguarda a abertura de seu julgamento, prevista para 3 de agosto.

Horas antes de in�cio dos confrontos, foi anunciada a dissolu��o pela justi�a dos conselhos municipais eleitos durante a presid�ncia de Mubarak e dominados por partid�rios do antigo regime.

Paralelamente, o ex�rcito vem sendo cada vez mais criticado pela maneira como dirige a transi��o.

A pol�mica � grande sobre as elei��es legislativas, previstas para setembro, cujo adiamento tem sido pedido pelos que temem que a Irmandade Mu�ulmana ven�a devido ao despreparo dos outros partidos. O calend�rio da elabora��o de uma nova Constitui��o e o espa�o da religi�o nas institui��es tamb�m s�o objetos de debates acalorados.

Uma grande manifesta��o est� sendo convocada para o dia 8 de julho a fim de reafirmar os ideais democr�ticos do movimento contra Mubarak.

Confrontos no Cairo deixam mais de mil feridos

A pol�cia de choque usou bombas de g�s lacrimog�neo contra os manifestantes reunidos na Pra�a Tahrir.


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir