Categoria Politica  Noticia Atualizada em 02-07-2011

Itamar Franco respira com ajuda de aparelhos
Itamar durante discurso no plen�rio do Senado
Itamar Franco respira com ajuda de aparelhos
Foto: Ag�ncia Senado

Robson Bonin

Boletim m�dico divulgado nesta sexta-feira (1�) pela assessoria do senador e ex-presidente da Rep�blica Itamar Franco (PPS-MG) afirma que o parlamentar respira com a ajuda de "ventila��o mec�nica" e recebe "altas doses" de corticoester�ides para combater o quadro de pneumonia aguda. Para os m�dicos, "trata-se de um quadro grave" e o senador continua na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein.

Itamar est� internado desde o �ltimo dia 21 de maio para tratar de uma leucemia.

"O diagn�stico de Pneumonia Aguda Fibrosante e Organizada foi poss�vel atrav�s de biopsia do pulm�o. Trata-se de um quadro grave e seu tratamento � realizado com corticoester�ides em altas doses. O senador encontra-se sob ventila��o mec�nica com necessidade de baixo fluxo de oxig�nio", registra a nota.

J� sobre a leucemia, os m�dicos afirmam que os �ltimos exames mostraram "remiss�o total", quando a doen�a est� sob controle: "O exame de medula �ssea utilizado para avalia��o da resposta ao tratamento da Leucemia Linfoc�tica Aguda mostrou remiss�o completa."

No �ltimo dia 27, a assessoria divulgou boletim m�dico afirmando que o parlamentar havia desenvolvido "pneumonia grave" e havia sido transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein "para melhores cuidados".

At� o boletim, divulgado em 15 de junho, o ex-presidente da Rep�blica "seguia tolerando bem" o tratamento de quimioterapia e era descartado pela equipe m�dica a realiza��o de um transplante de medula �ssea para tratar da doen�a.

Leia o boletim m�dico na �ntegra:

"O Hospital Israelita Albert Einstein informa que o Senador Itamar Franco segue internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) em tratamento de uma pneumonia.

O diagn�stico de Pneumonia Aguda Fibrosante e Organizada foi poss�vel atrav�s de biopsia do pulm�o. Trata-se de um quadro grave e seu tratamento � realizado com corticoester�ides em altas doses.

O senador encontra-se sob ventila��o mec�nica com necessidade de baixo fluxo de oxig�nio.

O exame de medula �ssea utilizado para avalia��o da resposta ao tratamento da leucemia linfoc�tica Aguda mostrou remiss�o completa.

O Hospital Israelita Albert Einstein continuar� fornecendo boletins semanais � imprensa ou assim que haja alguma nova informa��o.

M�dico respons�vel - Dr. Nelson Hamerschlak

Diretor Superintendente do Hospital � Dr. Miguel Cendoroglo Neto"

Itamar Franco respira com ajuda de aparelhos, diz boletim m�dico
Senador segue na UTI do Hospital Israelita Albert Einstein, em S�o Paulo.
Boletim divulgado nesta sexta diz que quadro de sa�de do senador � grave.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir