Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2011

Canadenses festejam aniversário do país com príncipe William e Kate
William e Kate, duque e duquesa de Cambridge, participam das celebrações do Dia do Canadá, nesta sexta (1°), em Ottawa
Canadenses festejam aniversário do país com príncipe William e Kate
Foto: Adrian Wyld / AP

Cerca de 400 mil pessoas se amontoaram na esplanada e nos arredores da sede do Parlamento canadense para presenciar a chegada em carruagem do príncipe William e sua esposa, Catherine Middleton, que participaram nesta sexta-feira das comemorações do 144º aniversário do país.

Algumas pessoas chegaram a passar a noite no local para conseguir a melhor visão dos duques de Cambridge, em sua primeira viagem oficial depois do casamento e que, segundo as pesquisas, reviveu o sentimento monárquico no Canadá.

Um estudo divulgado na quinta-feira revelou que dois terços dos canadenses consideram que o casal real manterá a monarquia como uma instituição relevante no Canadá e que 52% do país não quer que o país seja transformado em uma república, mesmo após a morte da rainha Elizabeth II.

O duque de Cambridge está destinado a se tornar um dia o chefe de estado do Canadá e a boa imagem do casal, especialmente dela, sorridente e relaxada desde que chegou ao país, cativou os canadenses.

As câmeras das televisões e dos fotógrafos não afastaram suas lentes nem por um momento da figura da duquesa de Cambridge, que homenageou o Canadá nas roupas que vestiu em suas aparições públicas. Enquanto na quinta-feira Kate desfilou conjuntos criados por canadenses, nesta sexta-feira a esposa do príncipe William usou um vestido branco com tons vermelhos, cores da bandeira do país.

Tudo adornado com um broche em forma de folha de bordo, símbolo nacional canadense, emprestado pela rainha Elizabeth II, e um chapéu vermelho que também tinha uma folha de bordo vermelha.

Em um dia ensolarado, a chegada do casal real à esplanada do Parlamento em Ottawa cumpriu as expectativas das centenas de milhares de curiosos que se amontoavam na capital canadense. As elevadas temperaturas e a longa espera provocaram numerosos desmaios entre a multidão.

O príncipe William e Kate chegaram em uma carruagem descoberta levada por quatro cavalos e acompanhados pela guarda de honra da Polícia Montada do Canadá.

Já na esplanada do Parlamento, o casal presenciou a apresentação da cantora de opera Julie Nesrallah, interpretando uma versão de "God Save The Queen", que iniciou as celebrações pelo 144º aniversário da constituição do Canadá.

"Somos afortunados porque recebemos convidados muito especiais. São o casal de recém-casados mais conhecidos no mundo", disse o primeiro-ministro canadense, Stephen Harper.

Após as palavras do primeiro-ministro, o príncipe William começou seu discurso em francês, um dos dois idiomas oficiais do Canadá. Imediatamente depois, o filho da princesa Diana e do príncipe Charles, já em inglês, se referiu à esposa, o que provocou um enorme sorriso em Kate e aplausos e gritos de satisfação na multidão.

"Estou entusiasmado de compartilhar esta viagem com Kate porque ela me disse que se sente exatamente da mesma forma. Ela aprendeu sobre o Canadá não de seus pais, mas de seu avô, um grande homem que faleceu no ano passado", explicou o príncipe.

O duque de Cambridge se referia a um dos avôs de Kate que durante a Segunda Guerra Mundial serviu no Canadá para se tornar piloto de combate da força área britânica.

"Estar aqui durante o Dia do Canadá, um dia de unidade, um dia de reunião familiar e nacional é mais especial para nós" acrescentou William para delírio da multidão que explodiu em gritos de aprovação.

Canadenses festejam aniversário do país com príncipe William e Kate

Cerca de 400 mil se reuniram para ver chegada de casal real em carruagem.
Primeira viagem de Kate e William reviveu sentimento monárquico no país.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir