Categoria Geral  Noticia Atualizada em 04-07-2011

"Ouvi um estrondo e a tampa subindo", contou homem após bueiro explodir
Equipes da Light fazem uma inspeção em bueiros no Centro

Foto: Bernardo Tabak/G1

"A gente não tem mais segurança em andar nessa ruas. O que está acontecendo é um absurdo. Quando eu ouvi o estrondo e a tampa subindo, entrei em pânico", contou o auxiliar de serviços gerais Jorge Luiz Fernandes Lopes, de 56 anos, após problemas em quatro bueiros na tarde desta segunda-feira (4), na Rua Nilo Peçanha, no Centro do Rio.

Ele disse ainda que perdeu o equilíbrio e caiu, machucando a perna.

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, dois homens ficaram feridos e foram levados para o Hospital Souza Aguiar, no Centro do Rio. Eles passam por exames, não apresentam sinais de queimaduras e têm quadro de saúde estável. Mais cedo, a Guarda Municipal havia informado que uma mulher tinha ficado ferida.

Segundo testemunhas, a explosão ocorreu em um bueiro, mas o impacto atingiu outros três e as tampas voaram longe.

Carro atingido

O advogado Rodrigo Façanha, de 53 anos, teve o carro Honda Civic atingido: "Eu vinha pela Rio Branco e vi uma fumaça saindo de um bueiro. Tentei desviar, mas mesmo assim a explosão atingiu a traseira do meu carro", contou ele, que disse ainda que a tampa do bueiro subiu a uma altura de 15 metros.

O Centro de Operações da prefeitura informou que um trecho da Rua da Assembléia está fechado, entre a Avenida Rio Branco e Rua da Carioca. Guardas municipais e bombeiros também estão no local, que está cercado para evitar a passagem de curiosos.

Procurada pelo G1, a Light , concessionária de energia elétrica, informou, por meio de nota, que "quatro tampas de caixas subterrâneas da Light se deslocaram por volta das 16h de hoje na esquina das ruas Nilo Peçanha com Assembléia, no Centro da cidade.

Equipes da empresa estão no local, que está isolado.

As duas pessoas que ficaram feridas foram socorridas. Uma equipe da Light - formada também por assistentes sociais - está prestando assistência", afirmou a empresa.

Ainda de acordo com a Light, os técnicos aguardam o fim do trabalho de perícia do Instituto de Criminalística Carlos Éboli para acessar a rede subterrânea e iniciar os serviços de manutenção.

Uma equipe da Companhia de Gás (CEG) também está no local para fazer uma avaliação das instalações.

MP-RJ rejeita acordo da Light
Na sexta-feira (1ª), uma reunião entre o Ministério Público do Rio (MP-RJ) e a Light terminou sem acordo. O encontro visava definir a multa para cada nova explosão de bueiro da companhia. O MP-RJ rejeitou a redação final do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) apresentada pela Light, que previa multa de R$ 100 mil para cada explosão de bueiro que ocasionasse morte ou lesão corporal (grave ou gravíssima).

Procurada pelo G1 na época, a Light informou por meio de nota que "representantes da Light estiveram reunidos na manhã de hoje com o Ministério Público do Rio de Janeiro para acertar a redação final do Termo de Ajuste de Conduta que deverá ser assinado nos próximos dias".

Em entrevista ao RJTV na quinta-feira (30), o presidente da Light, Jerson Kelman, disse que está "empenhadíssimo e trabalhando duro" para resolver com rapidez os problemas que atingem as câmeras subterrâneas da empresa na cidade. Ele informou que pretende eliminar os pequenos bueiros, as pequenas caixas de junção.

Outros casos
Outros casos como este têm assustado quem anda pelas ruas do Rio. Na última terça-feira (28), um bueiro pegou fogo na Rua Senador Vergueiro, no Flamengo, na Zona Sul do Rio. Ninguém ficou ferido. Três dias antes, no sábado (25), um curto-circuito nos cabos de baixa tensão causou a explosão nas duas caixas subterrâneas da Light, em Copacabana.

No dia 19, um bueiro explodiu na Tijuca, na Zona Norte. O acidente deixou um técnico da Light ferido. Haendel Melo de Albuquerque, de 39 anos, trabalhava na rede subterrânea e sofreu queimaduras de segundo grau em 46% do corpo, principalmente nos braços e no tórax.

Em abril, houve outro caso de explosão em Copacabana. A tampa de um bueiro foi jogada a uma altura de quatro metros na Avenida Nossa Senhora de Copacabana, esquina com a Rua Bolívar. Uma cratera foi aberta no meio da rua.

Na época, a Light assumiu que havia 130 bueiros na cidade com risco de explodirem e informou que está trabalhando e fazendo investimentos para recuperar e monitorar toda a rede subterrânea da cidade. Sobre os 130 bueiros em situação de risco, a empresa disse que eles já foram inspecionados, mas não modernizados.

"Ouvi um estrondo e a tampa subindo", contou homem após bueiro explodir
Tampas de três bueiros voaram, segundo testemunhas.
Dois homens ficaram feridos, informou Secretaria municipal de Saúde.

Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir