Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 07-07-2011

Nasa antecipa retirada de estrutura que protege o Atlantis
Nuvens de chuva amea�am a decolagem do Atlantis
Nasa antecipa retirada de estrutura que protege o Atlantis
Foto: Scott Audette/Reuters

A ag�ncia espacial americana antecipou em duas horas a retirada da estrutura de servi�o usada para acesso das equipes ao �nibus espacial Atlantis, para �s 13h (hor�rio de Bras�lia). Os respons�veis pela miss�o fizeram nesta quinta-feira (7) a �ltima reuni�o antes da decolagem e decidiram seguir com os preparativos para o lan�amento, previsto para �s 12h26 de sexta.

Segundo a oficial de meteorologia Kathy Winters, as chances de as condi��es meteorol�gicas na regi�o do Centro Espacial Kennedy permitirem o lan�amento no hor�rio s�o de 30%.

Se o voo for adiado, ele pode ocorrer no s�bado, quando as condi��es melhoram para 40%, ou no domingo, quando v�o a 60%. Se o lan�amento n�o ocorrer at� ent�o, no entanto, ele s� poder� ser realizado depois de 16 de julho, uma vez que um lan�amento de sat�lite est� previsto para o dia 14. A Nasa afirma, no entanto, que � poss�vel negociar para que a prioridade de voo seja dada ao Atlantis.

A miss�o ser� a �ltima tripulada da Nasa por um tempo indeterminado. A frota de �nibus espaciais ser� aposentada e at� um novo ve�culo americano ser apresentado, os astronautas do pa�s ter�o que alugar uma vaga nas naves russas Soyuz.

Nasa antecipa retirada de estrutura que protege o Atlantis
Perspectiva de mau tempo na hora da decolagem segue em 70%.
Ag�ncia segue normalmente com os planos para v�o na sexta.


Fonte:

Acesse o G1

 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir