Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-07-2011

MP abre inquérito para apurar deslizamento
Órgão quer investigar se houve negligência da Prefeitura de São Paulo no acidente, que deixou dois mortos na zona sul
MP abre inquérito para apurar deslizamento
Foto: /www.band.com.br

O Ministério Público abriu inquérito, na tarde de ontem, para apurar se houve negligência da Prefeitura de São Paulo no deslizamento de terra que deixou dois mortos na zona sul. O acidente ocorreu nesta quinta-feira no Morro dos Macacos, no bairro Cidade Adhemar.

Ontem, o fotógrafo André Américo, do Metro, mostrou com exclusividade ao Portal da Band a dificuldade que os bombeiros tiveram para chegar ao local. Ele mostrou ainda parte das buscas pelas vítimas da tragédia.

O inquérito civil vai apurar se houve imperícia e negligência na realização das obras realizadas no local. A prefeitura construiu muros de contenção, para a construção de um conjunto habitacional, sem ter removido as pessoas que estavam na área de risco.

O promotor de Justiça de Habitação e Urbanismo, Maurício Antonio Ribeiro Lopes, instaurou inquérito civil para apurar as causas do acidente. Na portaria, ele destaca que o MP já havia ajuizado ação civil em 2004.

Em março de 2007, a ação foi julgada parcialmente procedente por sentença, que fixou prazo de 90 dias para a Prefeitura Municipal retirar os moradores das áreas indicadas. No entanto, uma série de recursos vem impedindo a execução da sentença.

Nele, o promotor pede informações à Subprefeitura de Cidade Ademar e à Secretaria Municipal de Habitação, que terão 15 dias para responder.

Acidente

Duas pessoas morreram no acidente. Tamires do Santos Ferreira, de 18 anos, que estava grávida, e Yohan de Jesus, de três, foram soterrados; outras duas pessoas ficaram feridas.

As causas do acidente ainda estão sendo apuradas, mas suspeita-se que uma retroescavadeira tenha sido a responsável pelo deslizamento. A máquina que caiu pertence a uma empresa que fazia obras de contenção no morro para evitar acidentes. Cinquenta imóveis foram evacuados e interditados por medidas de segurança.

Fonte: /www.band.com.br
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir