Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-07-2011

EUA e Reino Unido reconhecem formalmente o Sudão do Sul
Presidente americano Barack Obama em Washington, EUA
EUA e Reino Unido reconhecem formalmente o Sudão do Sul
Foto: AFP, Mandel Ngan

WASHINGTON, EUA — O presidente Barack Obama anunciou que os Estados Unidos reconhecem formalmente a República do Sudão do Sul, criada neste sábado.

"Estou orgulhoso de declarar que os Estados Unidos reconhecem a República do Sudão do Sul como estado soberano e independente a partir de este dia, 9 de julho de 2011", afirma Obama em uma declaração.

"Num momento em que sudaneses do sul empreendem a dura tarefa de construir seu novo país, os Estados Unidos prometem acompanhá-los enquanto buscarem segurança, desenvolvimento e um governo responsável, que realize suas aspirações e respeite os direitos humanos", acrescentou.

O primeiro-ministro britânico David Cameron também anunciou o reconhecimento oficial do Reino Unido.

"Nós acolhemos o Sudão do Sul na comunidade de nações e e estamos ansiosos para estabelecer laços mais estreitos entre o Reino Unido o Sudão do Sul nos próximos meses e anos vindouros", afirmou Cameron em um texto oficial.

Salva Kiir prestou juramento neste sábado como primeiro presidente do Sudão do Sul, pouco depois da proclamação de independência neste novo país africano, que se separou do norte.

Kiir assinou a Constituição transitória e prestou juramento, comprometendo-se a "favorecer o desenvolvimento e o bem-estar do povo do Sudão do Sul".

O Sudão do Sul se proclamou independente oficialmente neste sábado, separando-se do norte deepois de cinco décadas de conflitos que mergulharam o novo país numa miséria da qual espera sair graças a suas ricas reservas de petróleo.

Uma multidão em delírio celebrou à meia-noite de sexta-feira para sábado, em Juba, a proclamação da independência.

EUA e Reino Unido reconhecem formalmente o Sudão do Sul

Presidente americano Barack Obama em Washington, EUA


Fonte: AFP
 
Por:  Alexandre Costa Pereira    |      Imprimir