Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-07-2011

Bombeiros orientam sobre o uso de fogos de artifício
De acordo com as informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em 2010 foram registrados dois casos por queima de fogos de artifícios no Estado.
Bombeiros orientam sobre o uso de fogos de artifício
Foto: www.acritica.net

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul lembra que, para evitar a compra de material clandestino de fogos de artifício, é importante observar se o local de venda é credenciado. Segundo a Corporação, nas lojas credenciadas, os vendedores são treinados para orientar aos usuários sobre as medidas de segurança. Ainda segundo os Bombeiros, estas casas possuem iluminação blindada contra explosões, extintores e porta corta-fogos para evitar a propagação de incêndios.

De acordo com as informações do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops), do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, em 2010 foram registrados dois casos por queima de fogos de artifícios no Estado. Já neste ano até agora, nenhum acidente dessa natureza foi registrado pelos bombeiros, que vêm realizando trabalhos de vistoria técnica e de prevenção contra incêndios no Estado. A Corporação informou que durante as realizações de festas juninas e julinas eles também orientam as crianças nas escolas, da maneira correta, bem como dos riscos com a utilização das bombinhas.

O Corpo de Bombeiros Militar lembra que para comercialização de fogos de artifício as empresas têm que ser credenciadas pelo Serviço Técnico dos Bombeiros. "O estabelecimento que comercializa material de fogos de artifício, a empresa precisa ter o projeto credenciado pelos Bombeiros", informou o diretor de Serviços Técnicos, coronel Joaquim Rodrigues Lopes, do Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar. Segundo ele, são poucas as empresas credenciadas pela Corporação.

De acordo com a lei (1.092/90) - que dispõe sobre Segurança Contra Incêndio e Pânico, no Estado, o Art. 1º diz que compete ao Corpo de Bombeiros do Estado de Mato Grosso do Sul o estudo, o planejamento, a fiscalização e execução das normas que disciplinam a segurança das pessoas e dos seus bens contra Incêndio e Pânico em todo o Estado.

Precauções

Veja algumas precauções indicadas pelos Bombeiros sobre fogos de artifício:Sempre leia e siga as instruções na embalagem;
Sempre use fogos em locais abertos;
Sempre armazene fogos em local frio e seco;
Sempre solte fogos sob a supervisão de adultos e de acordo com a sua idade;
Nunca tente reutilizar os fogos que tenham falhado;
Nunca atire fogos na direção de outras pessoas;
Nunca atire fogos de lugares fechados, como carros ou residências;
Nunca faça experiências, modifique ou tente fazer seus próprios fogos de artifício;
Nunca utilize fogos após ingerir bebidas alcoólicas.
Não desmontar os fogos.
Não fumar dentro dos estabelecimentos que vendem fogos.
Antes de usar um produto, ler cuidadosamente as instruções impressas nas embalagens e ter cuidado ao segurar os fogos para evitar acidentes.


Fonte: www.acritica.net
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir