Categoria Politica  Noticia Atualizada em 13-07-2011

Vice-governador recebe Renato Alves para debater questões de Segurança Pública
O objetivo de Renato Alves e do vereador professor Leo foi buscar meios através do vice-governador para destravar as nomeações emperradas em dois concursos públicos já concluídos para a polícia civil.
Vice-governador recebe Renato Alves para debater questões de Segurança Pública
Foto: www.maratimba.com

Renato Alves acompanhado do vice-presidente da Câmara de Cachoeiro do Itapemirim, vereador Professor Leo – PT, foram recebidos pelo vice-governador do Espírito Santo, Givaldo Vieira – PT, para uma conversa sobre Segurança Pública.

O objetivo de Renato Alves e do vereador professor Leo com a conversa, foi buscar meios através do vice-governador para destravar as nomeações emperradas em dois concursos públicos já concluídos para a polícia civil.

O primeiro deles, para investigador de polícia, é uma luta que ultrapassa uma década e atualmente está em vias de ser regularizado, contudo, de acordo com fontes não oficiais, o problema da nomeação dos investigadores que está sendo resolvido em sede judiciária, está esbarrando na inflexão de um único candidato, que não tendo mais interesse na nomeação está pedindo, além de uma indenização vultuosa, a prisão por descumprimento de ordem judicial de integrantes do alto escalão do governo anterior.

Ainda de acordo com esta fonte, o governo está estudando alternativas jurídicas para ultrapassar este problema e assim conseguir efetuar as nomeações dos investigadores.
Como a questão dos investigadores é também um problema de ordem judiciária, portanto prioritária de solução, acaba por atrapalhar as nomeações dos aprovados em outro concurso público, o de agentes de polícia civil.

Ao total, o governo dispõe de cerca de 350 investigadores e 137 agentes prontos para nomeação e ingresso na luta contra as altas taxas de criminalidade em vigor no Estado. Além das declarações públicas por parte do governo do Estado de que a Segurança Pública é setor de investimento prioritário, os debates do PPA nas diversas regiões do Estado, serviram também para apontar que a ampliação dos efetivos policiais civis é quesito prioritário para a sociedade, uma vez que em todas as audiências, nos debates relacionados à segurança pública, o tema aumento do efetivo figurou em primeiro lugar, uma unanimidade inquestionável da direção que a sociedade espera do governo.

Por sua vez, o vice-governador ressaltou que o governo do Estado está se preparando para absorver os aprovados. "Estão sendo feitos investimentos na academia de polícia, contratações de instrutores, aquisição de armamentos e equipamentos de apoio às atividades policias, além de reformas nas delegacias de polícia, justamente para poder receber os novos policiais", afirmou o vice.

Givaldo Vieira na reunião adiantou ainda que o interesse do governo é repor o quadro de efetivos, uma vez que este identificou que ao longo do tempo ocorreram inúmeras exonerações e aposentadorias defasando em muito o efetivo. Nesse sentido, afirmou que além da reposição, o governo pretende progressivamente promover a ampliação do efetivo, uma vez que o número de policiais na ativa já está muito abaixo do quantitativo considerado ideal e isto em todas as categorias.

Renato Alves afirmou ainda que mais cedo, neste mesmo dia, em conversa com o presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, deputado Gilsinho Lopes, este lhe afirmou que há um acordo para que até janeiro do próximo ano, todos os aprovados nos concursos de investigador e de agente sejam absorvidos.

O deputado que além de presidente da Comissão de Segurança Pública é também delegado de polícia, fez essa mesma afirmação durante recente encontro com delegados em Cachoeiro do Itapemirim.



    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Adriano Costa Pereira    |      Imprimir