Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-07-2011

Atentado durante cerimónia em memória do irmão de Karzai causa quatro mortos
Um ataque suicida junto a uma mesquita na cidade afegã de Kandahar, onde estava a realizar-se uma cerimónia em memória do irmão do Presidente afegão Hamid Karzai, provocou quatro mortos, entre eles uma criança.
Atentado durante cerimónia em memória do irmão de Karzai causa quatro mortos
Foto: www.publico.pt

O bombista suicida detonou os explosivos que traria escondidos no turbante quando, ao início da manhã, estava prestes a terminar a cerimónia em memória de Ahmad Wali Karzai, que foi assassinado na terça-feira por um dos seus guarda-costas, num ataque posteriormente reivindicado pelos taliban. Morreram quatro pessoas, pelo menos 15 ficaram feridas.

O Presidente Karzai não estava na cerimónia quando o atentado ocorreu – tinha-se deslocado na quarta-feira a Kandahar para o funeral, mas deixou a cidade poucas horas depois. Quatro dos seus irmãos que estavam na mesquita onde ocorreu o atentado escaparam ilesos, adiantou a BBC.

O ataque não foi reivindicado. Várias testemunhas, incluindo o porta-voz do Presidente Karzai, Waheed Omer, contaram à estação britânica que o atacante teria os explosivos escondidos no turbante e parou junto à porta da mesquita, onde se fez explodir.

A morte de quatro pessoas foi confirmada pelo Ministério do Interior afegão. Entre as vítimas estão Hikmatullah Hikmat, líder do conselho provincial de Ulema, junto a Kandahar. "Estava a haver uma oração, e depois dessa oração um homem aproximou-se e fez-se explodir", contou o governador de Kandahar, Toryalai Wesa.

Ahmad Wali Karzai era uma personagem controversa, liderava o Conselho Provincial de Kandahar, cidade que é considerada um bastião dos taliban, foi acusado por corrupção e tráfico de droga pelo Departamento de Estado norte-americano ainda que sempre tenha negado qualquer envolvimento nesses crimes. Mas tinha uma forte influência no país e era um dos interlocutores da NATO na região e considerado fundamental no combate aos taliban. Foi a estes que o Presidente afegão deixou uma mensagem, quando na quarta-feira assistiu ao funeral do irmão: "É fácil matar, qualquer um o pode fazer, mas o verdadeiro homem é aquele que consegue salvar vidas".


Fonte: www.publico.pt
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir