Categoria Politica  Noticia Atualizada em 14-07-2011

Senado italiano aprova pacote de corte de gastos
País enfrenta desconfiança dos mercados. Medidas ainda precisam ser aprovadas pela Câmara Baixa do parlamento.
Senado italiano aprova pacote de corte de gastos
Foto: g1

O senado italiano aprovou nesta quinta-feira o pacote de medidas de austeridade para tentar reduzir o déficit público, em meio a temores de que o país seja atingido por uma crise como a da Grécia.

O plano econômico foi aprovado com 161 votos a favor, 135 contra e três abstenções.

A aprovação final para as medidas de austeridade deverá ser votada pela Câmara baixa do parlamento na próxima sexta-feira.

O plano de ajuste, que foi retocado e endurecido nos últimos dias. As medidas visam reduzir a dívida pública para 3% do Produto Interno Bruto em 2012 e 0,2% do PIB até 2014, para acalmar o mercado internacional.

Entre as medidas, estão a redução de gastos públicos, ajustes e cortes no setor previdenciário, redução dos subsídios do governo para administrações regionais, privatização de empresas estatais e municipais, taxação de ganhos em operações financeiras e proibição de que funcionários acumulem cargos públicos.

Baixo crescimento
Quarta maior economia da União Europeia e terceira maior da zona do euro, a Itália registra um dos menores crescimentos no continente. Em 2010 o PIB italiano cresceu 1,2% e perdeu o posto de sétima maior economia do mundo para o Brasil.

A enorme dívida pública italiana, de 120% do PIB, foi uma das principais causas do temor que afetou os mercados financeiros na última segunda-feira. Entre os países da zona do euro, esse percentual só é menor que o da Grécia, cujo endividamento atinge 150% da riqueza nacional.

Fonte: g1
 
Por:  Wellyngton Menezes Brandão    |      Imprimir